window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/esporte/presidente-da-conmebol-e-acusado-de-racismo-apos-comparar-clubes-brasileiros-a-macaca-de-tarzan' });
TV 247 logo
      HOME > Esporte

      Presidente da Conmebol é acusado de racismo após comparar clubes brasileiros à macaca de Tarzan

      Declaração ocorreu no sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana, na segunda-feira (17)

      Presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez (Foto: REUTERS/Cesar Olmedo)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, foi acusado de racismo após uma declaração feita no sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana, na segunda-feira (17). Na ocasião, ao ser questionado por jornalistas sobre a possibilidade de uma Libertadores sem clubes brasileiros, Domínguez respondeu, entre risos: "Isso seria como Tarzan sem Cheeta", em referência à personagem que, na história, é um macaco.

      A fala gerou ainda mais repercussão pelo fato de a própria Conmebol ter abordado o combate ao racismo na cerimônia. Em discurso, Domínguez destacou que a entidade trabalha para punir atitudes discriminatórias e mencionou o caso Luighi, ocorrido na Libertadores Sub-20.

      “O racismo é um flagelo que não nasce no futebol, senão nas sociedades, mas afeta o futebol, e a Conmebol é sensível a essa realidade. Como não ser sensível à dor de Luighi? Nosso desafio é sermos justos com aqueles que não são responsáveis por esses fatos", afirmou. "A Conmebol aplica sanções e faz tudo o que está ao seu alcance para mudar essa realidade, mas não é suficiente”.

      Após a repercussão negativa da declaração, Domínguez utilizou as redes sociais para se desculpar.

      “Jamais tive a intenção de menosprezar ou desqualificar ninguém. A Conmebol Libertadores é impensável sem a participação de clubes dos 10 países membros”, escreveu. “Reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando por um futebol mais justo, unido e livre de discriminação”.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados