window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/esporte/bolsonaro-mente-ao-dizer-que-criou-a-saf-e-tenta-se-apropriar-de-titulos-do-botafogo' });
TV 247 logo
      HOME > Esporte

      Bolsonaro mente ao dizer que criou a SAF e tenta se apropriar de títulos do Botafogo

      A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) não foi uma criação do governo Bolsonaro

      Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/YT/Flow Podcast)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em participação no Flow Podcast, Jair Bolsonaro afirmou: "vocês (Botafogo) são campeões, mas têm que agradecer a mim, porque nós criamos em 2021 a SAF". A declaração, no entanto, é falsa.

      As Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) não foi uma criação do governo Bolsonaro. O projeto foi originalmente apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco. Somente em agosto de 2021, cerca de dois anos depois, a lei sobre o tema foi sancionada, instituindo oficialmente a presença das SAFs no Brasil.

      A regulamentação impulsionou um forte movimento de investimentos no futebol brasileiro, permitindo que clubes se reestruturassem financeiramente. O Botafogo, um dos primeiros a adotar o modelo, colheu os frutos da mudança e, em 2024, tornou-se o primeiro clube-empresa a conquistar a Libertadores, além de erguer o troféu do Brasileirão no mesmo ano, conforme destacou o portal Lance.

      Após a implementação da lei, alguns clubes de futebol deixaram de ser classificados como associações civis sem fins lucrativos. Tornando-se SAF, um clube pode explorar os direitos de propriedade intelectual de sua titularidade e formar e negociar direitos econômicos de atletas profissionais, dentre outras atividades.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados