“O governo precisa reorganizar o comando político em torno do presidente da República”, diz Genoino
Ex-presidente do PT avalia articulação política e reforça necessidade de um novo diálogo com a sociedade
247 - O ex-deputado federal constituinte e ex-presidente nacional do PT, José Genoino, em entrevista ao Bom Dia 247, defendeu uma reestruturação da articulação política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diante das mudanças ministeriais e da pressão de partidos do Centrão por mais espaço na Esplanada. Segundo ele, o governo precisa consolidar sua base e fortalecer a relação tanto com o Congresso quanto com a sociedade.
“A articulação política deve se articular com o Congresso e com a sociedade”, afirmou Genoino, destacando a importância de um equilíbrio entre as negociações institucionais e o diálogo direto com a população.
O ex-presidente do PT destacou que Lula precisa estabelecer novas estratégias para dialogar com a sociedade, reforçando a presença do governo junto aos setores populares. “O governo Lula precisa de um novo diálogo com a sociedade”, afirmou.
A declaração de Genoino ocorre em um momento de indefinição sobre a escolha do novo titular da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), cargo atualmente ocupado por Alexandre Padilha. Com a ida de Padilha para o Ministério da Saúde, o governo avalia nomes para assumir a articulação com o Congresso. Entre os cotados estão a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do partido, e o deputado José Guimarães (PT-CE), atual líder do governo na Câmara.
Genoino reforçou que a atuação do governo deve priorizar demandas populares e aproximar-se das pautas sociais. “A agenda do povo precisa entrar na agenda do governo”, disse. Segundo ele, a istração federal precisa ampliar os espaços de diálogo com setores organizados da sociedade, buscando uma maior sintonia entre as expectativas da população e as prioridades do governo.
O ex-parlamentar também comentou a recente reforma ministerial promovida por Lula e indicou que esperava mais mudanças no desenho do governo. “Eu esperava mais dessa reforma ministerial”, disse, sem detalhar quais pontos deveriam ter sido alterados.
Sobre a possibilidade de Gleisi Hoffmann assumir a articulação política do governo, Genoino elogiou a liderança da deputada, mas destacou que sua abordagem política precisará ser adaptada caso assuma o cargo. “Gleisi é competente”, afirmou. No entanto, ele ponderou que ela precisará ajustar seu discurso para um tom mais moderado e conciliador. “Ela precisará fazer uma inflexão de um discurso em defesa do partido para um discurso em direção ao centro”, avaliou. Assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: