“Está na hora de rediscutirmos a escala 6x1”, diz Simone Tebet
Ministra do Planejamento defende debate sobre jornada de trabalho
247 - Em entrevista concedida ao programa Bom Dia 247, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o Brasil precisa rever o atual modelo de jornada de trabalho vigente no país. “Está na hora de rediscutirmos a escala 6x1”, declarou a ministra, referindo-se ao regime que prevê seis dias de trabalho por um de descanso, amplamente adotado nas relações formais de trabalho.
Tebet defendeu que o modelo atual não responde mais às expectativas da nova geração de trabalhadores. “Hoje os jovens estão preferindo sair do mercado formal e ir para a informalidade porque não encontram aquilo que almejam dentro dessa relação de trabalho que existe hoje”, afirmou. Para ela, o desejo de qualidade de vida e mais tempo com a família tem motivado trabalhadores a aceitarem até salários menores para garantir maior autonomia sobre seus horários.
A ministra sugeriu alternativas graduais para transformar o regime atual. “Se não dá para fazer 4x3, que a gente possa falar de 5x2”, afirmou, ressaltando que o debate deve começar pelas grandes empresas, com adaptações posteriores às pequenas e médias. “As grandes empresas podem fazer”, disse, ao defender um processo gradual e equilibrado, sem impactos abruptos à economia.
Ao destacar a necessidade de reconhecer as transformações no mercado de trabalho e no perfil dos trabalhadores, Tebet pontuou que “a juventude brasileira é outra, o nosso trabalhador pensa diferente e a gente tem que acompanhar esses movimentos”. Ela defendeu uma abordagem racional: “Se a gente tem inteligência para ir para a Lua, temos condições de ter alternativas inteligentes para questões simples como esta”.
A ministra revelou que o tema está sendo discutido dentro do Ministério do Planejamento, com apoio de estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Segundo Tebet, há cálculos preliminares que mostram possíveis ganhos para a economia brasileira com a mudança da jornada, inclusive na redução de custos com saúde pública. “Veja a quantidade de dinheiro que vamos deixar de gastar com saúde mental, com remédio, com transporte, com a poluição”, disse. “É colocar no papel números”, completou.
Simone Tebet afirmou ainda que o debate sobre a escala 6x1 está ganhando tração no Congresso Nacional e que “será uma belíssima discussão”. Para ela, o momento é propício. “O governo do presidente Lula agora entrou no processo. O presidente, em rede nacional, falou recentemente: ‘está na hora de discutirmos com responsabilidade o fim da escala 6 por 1’”.
A ministra encerrou o tema fazendo um apelo à honestidade intelectual de todos os setores envolvidos: “Eu tô falando isso pro comerciante, pro empresário, pro microempreendedor. Você não vai tratar todo mundo da mesma forma. Mas temos n maneiras de fazer de forma gradual. A grande questão é: o mundo mudou”. Assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: