window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Dafne Ashton', 'page_url': '/entrevistas/bruno-dantas-sempre-tive-o-desejo-de-aprender-eu-sempre-perguntava' });
TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      Bruno Dantas: “Sempre tive o desejo de aprender, eu sempre perguntava”

      Presidente do TCU relembra trajetória acadêmica e profissional durante entrevista ao Bom Dia 247

      (Foto: divulgação)
      Dafne Ashton avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em entrevista ao programa Bom Dia 247, o professor e ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), fez uma retrospectiva de sua carreira acadêmica e profissional. Ele destacou o início de sua trajetória no serviço público e a influência de grandes juristas em sua formação.

      “Retorno às minhas origens quando eu comecei a minha carreira, quando iniciei a minha trajetória, eu tinha 20 anos de idade, por concurso. Sempre tive o desejo de aprender. Eu sempre perguntava, trabalhava fora do meu horário de expediente. Logo tomei gosto pela vida acadêmica, comecei a dar aula muito cedo. Meus mentores foram Gilmar Mendes e Paulo Gonet”, afirmou.

      Bruno Dantas relembrou sua primeira experiência docente, mencionando o aprendizado compartilhado com seus mentores. “Vinte anos atrás fui dar aula com esses dois grandes decanos. Depois de ter feito tanta coisa, que bom que as pessoas enxergam isso.”

      A entrevista ocorreu em um momento especial de sua trajetória, marcado pelo lançamento do livro O novo perfil do controle difuso de constitucionalidade, uma coletânea de estudos jurídicos em sua homenagem. A obra foi lançada em 4 de dezembro, no salão nobre do TCU, em Brasília, e conta com a coordenação do ministro do STF Gilmar Mendes, da ministra do STJ Maria Isabel Gallotti e da professora Teresa Arruda Alvim.

      Em nota, os coordenadores destacaram a relevância dos estudos de Bruno Dantas sobre controle de constitucionalidade e sua contribuição ao Direito brasileiro. O prefácio do livro foi assinado pelo ex-presidente José Sarney, que enalteceu o espírito inovador e a trajetória acadêmica do ministro. Segundo Sarney, Dantas é um "pensador voltado para o futuro" e "um dos maiores ministros que já aram pelo TCU". Assista:

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados