Itaipu apresenta experiência de turismo sustentável com impacto social no mercado barrageiro
Empresa destacou iniciativa de capacitação de produtores no Simpósio Mundial de Turismo Sustentável, com foco em gestão, inclusão e desenvolvimento local
247 - Durante o Simpósio Mundial de Turismo Sustentável, realizado no início de maio em Ribeirão Preto (SP), a Itaipu Binacional compartilhou uma de suas principais iniciativas voltadas à inclusão produtiva e ao desenvolvimento sustentável. Em apresentação feita pela Assessoria de Turismo da empresa, foi exposto o estudo de caso sobre os boxes sociais do Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu (PR), projeto que alia fomento econômico, assistência técnica e turismo com responsabilidade social. A informação é da própria Itaipu Binacional.
O projeto, desenvolvido em parceria com o Itaipu Parquetec, destina cerca de 20% dos boxes do Mercado Barrageiro a organizações sociais — como cooperativas, associações, agricultores familiares, pescadores e artesãos —, com apoio técnico e subsídios estruturados para garantir a viabilidade dos negócios. A ação é uma das apostas da empresa para transformar o turismo em vetor de geração de renda e inclusão social na região da Tríplice Fronteira.
Além de isenção de aluguel e condomínio durante os três primeiros anos, os empreendimentos recebem assessoria técnica personalizada. "Pudemos levar ao simpósio a experiência de turismo sustentável na prática, com impactos sociais positivos, que fazem do Mercado Público Barrageiro um importante vetor de desenvolvimento na Tríplice Fronteira", afirmou Antonio Fernando Terna Machado, um dos responsáveis pela apresentação do estudo.
A formação dos beneficiários do programa é realizada com base em pesquisas e entrevistas que identificam as necessidades específicas de cada organização. O conteúdo é desenvolvido em parceria com o convênio “Semeando Gestão”, de Assistência Técnica e Extensão Rural, coordenado pela própria Itaipu.
A iniciativa está alinhada a pelo menos quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: