Ferramentas digitais reinventam e-commerce com vendas integradas ao WhatsApp
Ferramentas da startup Vendizap permitem criar catálogos virtuais personalizados com atendimento humanizado e vendas integradas ao aplicativo
247 - A inovação no atendimento digital tem ganhado força com o uso estratégico do WhatsApp como canal de vendas e relacionamento com o cliente. Em um setor cada vez mais competitivo, soluções que humanizam e otimizam a experiência do consumidor têm se tornado diferenciais importantes. Segundo levantamento do Panorama de Marketing e Vendas 2024, da RD Station, 70% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp em suas estratégias de marketing e obtêm melhores resultados no contato com leads por meio do aplicativo. É nesse contexto que se insere a Vendizap, plataforma de e-commerce que oferece ferramentas para criação de catálogos virtuais com integração direta ao aplicativo de mensagens.
“A inteligência artificial mudou a vida de todos, mas no contexto do e-commerce, o atendimento humano segue imbatível. A interação com bots geralmente resulta em frustrações, e é nesse cenário que o contato real, por meio do WhatsApp, se torna um diferencial indispensável”, afirma André Campos, CEO e fundador da Vendizap. “Reconhecendo essa importância, decidimos priorizar a flexibilidade e a eficiência em nossas soluções por meio da incorporação facilitada da rede aos catálogos virtuais”.
A proposta da Vendizap é tornar o processo de venda mais ágil, próximo e ível. A plataforma permite que qualquer lojista — mesmo sem conhecimento técnico — crie sua loja virtual com uma vitrine personalizada e ofereça atendimento direto pelo WhatsApp. A experiência do usuário é central: a partir do catálogo, o cliente pode tirar dúvidas, escolher produtos, combinar entrega e até finalizar o pedido diretamente pelo aplicativo, com pagamento em dinheiro ou por maquininha de cartão.
Além disso, a solução permite o controle de preços, estoque e formas de envio, ajudando os pequenos e médios negócios a profissionalizarem suas operações digitais. “Buscamos ajudar os empresários a colocarem os clientes no centro de seus negócios. A plataforma é fácil de usar e facilita a entrada de potenciais empreendedores no mercado digital, fortalecendo seus laços com os consumidores”, destaca Campos.
A importância da interação humana no atendimento também é reforçada por um estudo da consultoria Gartner divulgado em 2024: 64% das pessoas preferem que as empresas não usem ferramentas de inteligência artificial em centrais de atendimento. Isso evidencia a relevância de canais mais diretos, como o WhatsApp, que oferecem uma experiência de compra mais acolhedora e eficiente.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: