window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Aquiles Lins', 'page_url': '/empreender/brasil-e-chile-assinam-acordo-para-ampliar-internacionalizacao-de-pequenos-negocios' });
TV 247 logo
      HOME > Empreender

      Brasil e Chile assinam acordo para ampliar internacionalização de pequenos negócios

      Parceria entre Sebrae e Sercotec prevê ações conjuntas em sustentabilidade, inclusão produtiva, digitalização e apoio às micro e pequenas empresas

      Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com reunião ampliada com Presidente da República do Chile, Gabriel Boric. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Brasil e Chile deram um o importante para fortalecer a integração econômica entre os dois países com foco nos pequenos negócios. Durante a visita oficial do presidente chileno Gabriel Boric a Brasília, nesta terça-feira (22), foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Sercotec (Serviço de Cooperação Técnica do Chile). A informação foi divulgada pelo Sebrae em nota oficial.

      O acordo consolida mais de 20 anos de cooperação entre as duas entidades e visa facilitar a internacionalização das micro e pequenas empresas (MPEs), além de promover práticas sustentáveis e maior inclusão produtiva. “Acabamos de um acordo com o Chile, com a entidade responsável pelo setor. As micro e pequenas empresas representam quase a totalidade do empreendedorismo no país. Por isso, estamos juntos para assumirmos o desafio da internacionalização das nossas economias”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

      A gerente-geral do Sercotec, María José Becerra Moro, também celebrou a parceria. “Estamos honrados. É um momento histórico este convênio com o Brasil e o Sebrae, que nos permitirá avançar para reduzir brechas em digitalização, gênero, sustentabilidade e avançar em processos de inclusão produtiva”, destacou.

      O documento assinado prevê diversas ações concretas, como o intercâmbio de especialistas, compartilhamento de boas práticas, programas de diagnóstico e avaliação de negócios, além de estímulo à participação feminina na economia. Também está prevista a troca de metodologias voltadas à promoção da transição verde e à adoção de tecnologias sustentáveis.

      A cooperação pretende ainda ampliar a capacidade das MPEs de se beneficiarem do Acordo de Livre Comércio (ALC) entre Brasil e Chile, em vigor desde janeiro de 2022. Esse tratado representa um avanço nas relações comerciais entre os dois países, com potencial para gerar oportunidades concretas para os pequenos empreendedores.

      Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil é hoje o terceiro maior fornecedor do Chile, com participação de 11% nas importações chilenas. Já o Chile figura como o sexto destino das exportações brasileiras. Em 2023, o comércio bilateral movimentou US$ 12,25 bilhões — valor superior ao intercâmbio comercial do Brasil com países como França ou Itália.

      Além do comércio, o turismo também reforça a aproximação entre as nações. O Chile foi o terceiro maior emissor de turistas ao Brasil no ano ado, enquanto os brasileiros ocuparam o segundo lugar no ranking de visitantes estrangeiros em território chileno.

      Para dar e à implementação das medidas previstas no acordo, os dois países mantêm ativo um Comitê de Micro, Pequenas e Médias Empresas. O grupo reúne representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Empreendedorismo, da Pequena Empresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), pelo lado brasileiro, e da Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais (SUBREI), pelo lado chileno.

      O novo memorando amplia as possibilidades de cooperação e reforça a aposta mútua de Brasil e Chile em um modelo de desenvolvimento econômico que valoriza os pequenos empreendedores como protagonistas da inovação, da inclusão e da sustentabilidade.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247