window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Camila França', 'page_url': '/economia/tebet-defende-isencao-de-imposto-para-carne-e-diz-que-medida-tem-efeito-moral' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Tebet defende isenção de imposto para carne e diz que medida tem efeito moral

      Ministra acredita em redução dos preços de alimentos nos próximos 30 dias

      Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet 27/06/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou acreditar que os preços de diversos alimentos devem cair nos próximos 30 dias. A declaração foi dada em entrevista à jornalista Miriam Leitão, exibida pela GloboNews na noite desta quarta-feira (12). Questionada se os alimentos ficariam mais baratos ou apenas subiriam menos que no ano ado, Tebet respondeu de forma otimista, destacando que diversos fatores devem contribuir para a redução.

      Entre as medidas adotadas pelo governo para conter a inflação dos alimentos, a ministra destacou a decisão de zerar o imposto de importação de vários produtos, incluindo a carne. Segundo ela, além de estimular a concorrência com produtos estrangeiros, a medida pode ter um efeito indireto no mercado interno, levando produtores brasileiros a aumentar a oferta e reduzir os preços. "A própria carne, embora falem assim 'nós somos exportadores', há um efeito assim um pouco meio que moral. Opa, se está isenta a importação de carne, ao invés de só exportar tanto, vou deixar um pouco mais para o mercado nacional. Com isso, baixo o preço para evitar a concorrência de fora", explicou a ministra.

      Tebet reforçou que a tendência é de que, ao longo do próximo mês, os consumidores percebam uma redução nos preços de diversos produtos. "Há um conjunto de fatores que mostrarão que nos próximos 30 dias muitos produtos começarão a baixar de preço", afirmou. A expectativa do governo é que a combinação de incentivos fiscais e maior oferta ajude a aliviar a pressão inflacionária sobre a cesta básica, beneficiando a população de menor renda.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados