Tarifas de Trump sobre o aço tornarão economia estadunidense ainda menos competitiva
Protecionismo excessivo enfraquece a competitividade dos EUA enquanto Trump impõe tarifas de 25% sobre aço e alumínio, dizem especialistas
247 - As tarifas de 25% impostas pelo presidente Donald Trump sobre o aço e o alumínio importados podem tornar a economia dos Estados Unidos ainda menos competitiva, alertam especialistas. De acordo com o Global Times, o protecionismo excessivo enfraquece a capacidade industrial do país, elevando os custos de produção e tornando os produtos estadunidenses menos atraentes no mercado global.
Com a decisão de Trump, setores como a indústria automobilística, construção civil e manufatura serão diretamente afetados pelo aumento dos custos de insumos essenciais. Isso pode levar à redução da produção, demissões e maior pressão inflacionária. Segundo o Global Times, medidas semelhantes adotadas pelo governo Trump já provocaram retaliações comerciais, prejudicando exportadores dos EUA e resultando em efeitos negativos para a economia.
Especialistas citados pelo jornal chinês destacam que, enquanto os EUA adotam uma postura protecionista, outros países, como a China, expandem sua participação no mercado global ao oferecer materiais a preços mais competitivos. O risco, segundo os analistas, é que a política de Trump acabe isolando ainda mais a economia estadunidense e comprometendo sua liderança no comércio internacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: