window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/economia/setor-de-servicos-cresce-0-8-em-fevereiro-e-acumula-alta-de-4-2-em-um-ano' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Setor de serviços cresce 0,8% em fevereiro e acumula alta de 4,2% em um ano

      Com o resultado de fevereiro, o setor de serviços se encontra 1% abaixo do ponto mais alto de sua série, alcançado em outubro de 2024

      Restaurante no Rio de Janeiro 23/02/2025. REUTERS/Jorge Silva (Foto: REUTERS/Jorge Silva)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - O setor de serviços brasileiro voltou a crescer em fevereiro e registrou um desempenho melhor do que o esperado diante da força do setor de informação e comunicação, mesmo em um cenário de esperada desaceleração da economia.

      O volume de serviços teve em fevereiro alta de 0,8%, devolvendo a contração de 0,6% em janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

      Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume registrou ganho de 4,2%. Mas mesmo com os dados fortes de fevereiro, o setor de serviços ainda está 1,0% abaixo do ponto mais alto de sua série, alcançado em outubro de 2024.

      Os resultados ficaram acima das expectativas em pesquisa da Reuters de altas de 0,1% na comparação mensal e de 3,3% na base anual.

      “Em fevereiro, o setor de serviços mostrou um crescimento disseminado, com quatro das cinco atividades pesquisadas tendo resultados positivos. Com o avanço deste mês, houve recuperação da perda verificada em janeiro”, disse o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

      O IBGE destacou o desempenho do setor de informação e comunicação, que cresceu 1,8% em fevereiro, favorecendo o resultado geral.

      “O grande destaque dos últimos meses tem sido o setor de informação e comunicação, especialmente a parte de serviços de tecnologia da informação, que segue renovando a cada mês o ápice de sua série por conta da alta demanda no fornecimento de serviços de TI", afirmou Lobo.

      Outras três atividades apresentaram desempenho positivo no mês -- serviços profissionais, istrativos e complementares (1,1%), outros serviços (2,2%) e serviços prestados às famílias (0,5%).

      Por outro lado, o volume do setor transportes recuou 0,1% em fevereiro devido "a uma queda na receita das empresas que atuam com atividade de correio, de logística de transporte, de transporte dutoviário e de transporte rodoviário coletivo de ageiros”, segundo o gerente da pesquisa.

      Apesar do resultado melhor que o esperado, o setor de serviços pode apresentar um crescimento mais lento este ano, acompanhando a perda de força gradual da economia. Entre os fatores que pesam sobre a atividade, está a inflação persistente, os juros elevados e o aperto das condições financeiras.

      O Banco Central elevou a Selic em 1 ponto percentual no mês ado, a 14,25% ao ano, e indicou um ajuste de menor magnitude na reunião de maio. A autoridade monetária ainda prevê uma continuidade da inflação acima do teto da meta ao longo deste ano.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados