window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/economia/safra-recorde-derrubara-inflacao-dos-alimentos-em-2025-governo-discute-medidas-pontuais-nesta-quinta' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Safra recorde derrubará inflação dos alimentos em 2025; governo discute medidas ‘pontuais’ nesta quinta

      Especialistas afirmam que ‘o pior já ou’ em relação à inflação dos alimentos e que, com o ar do tempo, os preços devem se acomodar

      (Foto: Agência Brasil )
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúnem nesta quinta-feira (6) com empresários representantes do setor de alimentos para discutir a inflação dos produtos alimentícios, informa o g1. Segundo a jornalista Miriam Leitão, do Globo, os empresários comunicarão ao governo que a safra de 2025 será recorde e derrubará o preço dos alimentos ao longo do ano.

      A inflação dos alimentos é uma das principais preocupações do governo Lula, e a queda nos preços é considerada fundamental para retomar a popularidade do presidente. Nas reuniões desta quinta, os ministros devem discutir medidas pontuais para baixar o preço de determinados produtos. O objetivo é obter um diagnóstico preciso da situação e identificar soluções que possam ajudar a controlar os preços sem depender de intervenções diretas do governo. 

      No entanto, a situação é mais complexa devido aos impactos da guerra comercial iniciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que afetou as relações comerciais internacionais, especialmente com a China, o Canadá e o México. As tarifas impostas a esses países podem abrir uma janela para o aumento da exportação de produtos agrícolas brasileiros, o que geraria pressão nos preços internos.

      No Brasil, a inflação de alimentos teve um alívio em 2023, mas o cenário mudou em 2024, com a inflação de alimentos chegando a 7,67%. Entre os motivos para o aumento dos preços estão fatores climáticos, como as enchentes no Rio Grande do Sul, e a alta do dólar.

      Até o momento, a principal medida do governo foi a decisão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de garantir os recursos do crédito rural, do Plano Safra, que haviam sido suspensos devido à falta de aprovação do Orçamento de 2025 no Congresso.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados