Projeto de reforma do IR deve ser votado no plenário da Câmara até setembro, diz presidente de comissão
Segundo Rubens Júnior, um dos maiores desafios será encontrar soluções para as compensações fiscais decorrentes da isenção para quem ganha até R$ 5 mil
247 - O presidente da comissão especial na Câmara dos Deputados para a reforma do Imposto de Renda (IR), Rubens Júnior (PT-MA), afirmou à CNN Brasil que acredita que o projeto de lei (PL) será votado no Plenário até setembro. A instalação da comissão está marcada para terça-feira (6), às 14h, e o parlamentar prevê que as 40 sessões ordinárias ocorram até julho. “Assim, votamos nas comissões e no Plenário entre agosto e setembro”, completou.
Rubens Júnior minimizou a possibilidade de que outras mobilizações, como o avanço do PL da Anistia ou a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (MI) para investigar fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), possam impactar o andamento dos trabalhos da reforma do IR. Segundo ele, apesar de o processo de elaboração do texto não ser rápido, a tramitação será ágil após a definição do conteúdo. “Não acredito que outros temas irão interferir”, disse.
Para o parlamentar, um dos maiores desafios será encontrar soluções para as compensações fiscais decorrentes da isenção de impostos para aqueles que ganham até R$ 5 mil e para as perdas nos municípios. Além disso, Rubens Júnior destacou a importância de dar publicidade aos efeitos da reforma, e, para isso, lançou recentemente uma calculadora digital para que os cidadãos possam simular quanto economizariam caso o projeto seja aprovado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: