window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/economia/previa-do-pib-ibc-br-sobe-0-90-em-janeiro-e-supera-expectativa-mostra-bc' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,90% em janeiro e supera expectativa, mostra BC

      Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 3,6%, enquanto no acumulado em 12 meses ou a um ganho de 3,8%

      Banco Central do Brasil (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou avanço de 0,90% em janeiro na comparaReuters) - O IBC-Br avançou em janeiro, mostrando que a atividade econômica iniciou 2025 com mais força do que o esperado mesmo em meio a um ambiente de política monetária restritiva, mostrou o indicador do Banco Central nesta segunda-feira.

      O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,9% em janeiro sobre o mês anterior, em dado dessazonalizado.

      O dado divulgado pelo BC ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,22%.

      O resultado mensal mostrou forte recuperação após a retração de 0,6% registrada em dezembro, em dado revisado pelo BC de uma queda de 0,7% informada antes.

      Na comparação com janeiro do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 3,6%, enquanto no acumulado em 12 meses ou a um avanço de 3,8%, segundo números observados.

      O PIB fechou 2024 com crescimento de 3,4%, segundo os dados do IBGE. A expectativa entre analistas agora é de perda de força da economia, conforme ela e a sentir mais os efeitos do aperto monetário realizado pelo BC, embora uma safra agrícola positiva deva ser favorável à atividade no início deste ano.

      O BC volta a se reunir nesta terça e quarta-feiras para decidir sobre a taxa básica de juros Selic, atualmente em 13,25%, com um cenário de fundo de inflação elevada e real desvalorizado. O BC já indicou novo aumento de 1 ponto percentual nesta semana.

      O resultado de janeiro do IBC-Br superou as expectativas mesmo com resultados fracos da indústria, varejo e serviços no mês.

      O volume de serviços teve queda de 0,2% em janeiro, enquanto as vendas no varejo registraram queda de 0,1%. A produção da indústria no Brasil, por sua vez, frustrou as expectativas e ficou estagnada em janeiro.

      Pesquisa Focus realizada pelo Banco Central mostrou nesta segunda que a expectativa do mercado para a expansão do PIB em 2025 é de 1,99%, indo a 1,60% em 2026.

      O IBC-Br é construído com base em proxies representativas dos índices de volume da produção da agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além do índice de volume dos impostos sobre a produção.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados