window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Camila França', 'page_url': '/economia/onda-de-calor-eleva-consumo-de-energia-eletrica-em-2-2-no-brasil' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Onda de calor eleva consumo de energia elétrica em 2,2% no Brasil

      Setor de saneamento básico lidera alta na demanda, com aumento de 56% no uso de energia em janeiro

      Calor extremo no Brasil (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 2,2% em janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelas altas temperaturas registradas em todo o país. Os dados foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que apontou o setor de saneamento básico como o principal responsável pelo aumento, com um crescimento de 56% na demanda.

      De acordo com a CCEE, o calor intenso do mês levou ao maior uso de equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e sistemas de abastecimento de água, destaca reportagem do site NSC Total. “O aumento do consumo ou a ser mais significativo a partir da segunda quinzena de janeiro, quando foram registradas temperaturas mais elevadas”, explicou a instituição. Além do saneamento básico, o setor de serviços também contribuiu para a alta no consumo de energia.

      No Sul do país, o crescimento foi ainda mais expressivo, com um aumento de 8,2% no consumo em relação a janeiro de 2023. O Rio Grande do Sul liderou o ranking, com uma alta de 17%, seguido por Santa Catarina (7%) e Paraná (1%).

      O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) confirmou que uma onda de calor atingiu o Rio Grande do Sul entre os dias 17 e 23 de janeiro. Além disso, o instituto alertou para uma nova onda de calor que deve começar na segunda-feira (17), afetando estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados