window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/economia/mercosul-e-uniao-europeia-dao-exemplo-ao-mundo-contra-a-onda-de-protecionismo-aponta-fiesp' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Mercosul e União Europeia dão exemplo ao mundo contra a onda de protecionismo, aponta Fiesp

      Acordo entre blocos é visto como oportunidade histórica para fortalecer o comércio global em bases sustentáveis e competitivas

      Josué Gomes da Silva (Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG)

      247 – O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia foi recebido com entusiasmo pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em nota divulgada após a do tratado, realizada nesta sexta-feira (6) em Montevidéu, durante a cúpula do Mercosul, a entidade destacou a importância do pacto como uma resposta positiva à atual onda de protecionismo global.

      “Em um momento em que os países parecem estar optando por protecionismo, Mercosul e União Europeia dão exemplo ao finalizar o acordo que forma um dos maiores blocos comerciais do mundo, abrangendo um mercado de 700 milhões de consumidores e um PIB nominal de mais de US$ 20 trilhões”, afirmou a Fiesp.

      A federação destacou ainda que o acordo reconhece as práticas ambientais e sustentáveis adotadas pelo setor produtivo brasileiro, além de incluir mecanismos para proteger os países do Mercosul de legislações como a Lei Antidesmatamento da UE, que proíbe a importação de produtos oriundos de áreas desmatadas após 2020.

      Oportunidade para diálogo e competitividade

      A Fiesp enfatizou que o tratado cria um espaço essencial para o diálogo entre os blocos, promovendo o comércio em bases justas e sustentáveis. “A indústria confia que o acordo será um espaço de diálogo para a promoção do comércio em bases justas, como forma de superar eventuais medidas que restrinjam o fluxo de bens e serviços entre os blocos econômicos”, declarou a entidade.

      Além disso, a federação reiterou seu compromisso em apoiar a implementação de ações que possam elevar a competitividade dos setores produtivos do Brasil durante o período de reduções tarifárias. Segundo dados apresentados pela Fiesp, o Brasil foi responsável por mais de 80% dos US$ 112 bilhões em fluxo comercial entre Mercosul e União Europeia em 2023.

      “A Fiesp seguirá atuante para que possamos aproveitar este período de reduções tarifárias e viabilizar as ações necessárias para elevar a competitividade dos setores produtivos do Brasil”, concluiu a nota.

      Impacto global e regional

      Com a conclusão do acordo, Mercosul e União Europeia consolidam uma parceria estratégica que vai além de aspectos comerciais, contribuindo para a cooperação em questões ambientais e a integração econômica sustentável. O tratado surge como um modelo a ser seguido por outras regiões, segundo especialistas, especialmente em um cenário global marcado por tensões comerciais e políticas protecionistas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados