Itamaraty vai aproveitar vinda de representante do governo Trump ao Brasil para negociar cotas comerciais
O governo brasileiro quer recriar o modelo de cotas que vigorou durante o primeiro mandato de Donald Trump
247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai aproveitar a vinda de representantes do governo dos Estados Unidos ao Brasil para discutir cotas comerciais bilaterais para aço e alumínio, informa a CNN Brasil. O tema será tratado em uma reunião técnica entre o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Maurício Carvalho Lyrio, e o coordenador de sanções do governo Trump, David Gamble.
O encontro tem como objetivo principal recriar o modelo de cotas que vigorou durante o primeiro mandato de Donald Trump, permitindo que o Brasil exportasse aço e alumínio sem sofrer sobretaxas. A medida beneficiava a indústria brasileira ao garantir previsibilidade e competitividade no mercado norte-americano.
Durante as conversas, o governo brasileiro deve reforçar que, ao contrário de países como China ou Canadá, o Brasil mantém uma balança comercial deficitária em relação aos Estados Unidos. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostram que, apenas no primeiro trimestre deste ano, o país acumulou um déficit de US$ 654 milhões nas trocas com os norte-americanos.
Do lado dos EUA, o foco está na redução da tarifa de importação brasileira sobre o etanol, que atualmente é de 18%, contra uma alíquota de apenas 2,5% nos Estados Unidos. Esse será um dos principais pontos de pressão da comitiva norte-americana durante a agenda oficial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: