window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/economia/fmi-reduz-estimativa-de-crescimento-do-pib-da-america-latina-e-caribe-para-2025-qdsl4n77' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      FMI reduz estimativa de crescimento do PIB da América Latina e Caribe para 2025

      FMI prevê que o crescimento da produção econômica na América Latina e Caribe desacelerará para 2,0%, em comparação com a expansão de 2,4% do ano ado

      (Foto: REUTERS/Johannes P. Christo)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - A previsão de contração da produção econômica do México em 2025 é responsável pela maior parte da estimativa do Fundo Monetário Internacional de desaceleração do crescimento do PIB da América Latina e Caribe este ano, segundo a atualização do relatório Perspectiva Econômica Global do FMI divulgado nesta terça-feira.

      O FMI agora prevê que o crescimento da produção econômica na América Latina e Caribe desacelerará em 2025 para 2,0%, em comparação com a expansão de 2,4% do ano ado e estimativa de crescimento de 2,5% em janeiro.

      "As revisões devem-se, em grande parte, a uma redução significativa do crescimento no México", disse o Fundo, "refletindo uma atividade mais fraca do que o esperado no final de 2024 e início de 2025, bem como o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos, a incerteza associada e as tensões geopolíticas, além de um aperto nas condições de financiamento".

      A economia do México, fortemente entrelaçada com a dos Estados Unidos, agora tem previsão de contração de 0,3% este ano, contra expansão de 1,4% prevista anteriormente, uma vez que as tarifas dos EUA afetam as exportações.

      O Brasil, a maior economia da região, deve desacelerar para 2,0% este ano ante previsão de janeiro de expansão de 2,2% do PIB.

      A previsão de crescimento de 5,5% da Argentina para 2025 representa um aumento em relação à expansão de 5% prevista em janeiro. A Colômbia deve crescer 2,4%, o Chile 2,0% e o Peru 2,8%.

      Para a América Central, a estimativa é de um crescimento da produção de 3,8% este ano, um pouco mais lento do que a taxa de 3,9% em 2024, enquanto o Caribe deve desacelerar para 4,2% em 2025, em comparação com os 12,1% do ano ado.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados