window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/economia/fgv-indicador-antecedente-de-emprego-recua-em-janeiro-e-indica-desaceleracao-no-mercado-de-trabalho' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      FGV: indicador antecedente de emprego recua em janeiro e indica desaceleração no mercado de trabalho

      De acordo com a pesquisa, dólar e juros são os principais fatores que levam empresários a demonstrar mais cautela ao comentar sobre a economia brasileira

      (Foto: Reuters)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil caiu em janeiro para o nível mais baixo em pouco mais de um ano, indicando desaceleração do mercado de trabalho no início do ano, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

      O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, caiu 2,2 pontos em janeiro e foi a 76,1 pontos, menor nível desde novembro de 2023 (75,0 pontos).

      "A virada do ano não trouxe mudança na trajetória do IAEmp. O primeiro resultado do ano aprofunda a queda observada no final de 2024 e sugere desaceleração para o mercado de trabalho nos próximos meses", disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

      Tobler cita o aumento da incerteza e a piora no cenário macroeconômico, com dólar e juros em alta, como influências para que os empresários se mostrem mais cautelosos.

      "Ainda é cedo para indicar que essa será a trajetória do indicador ao longo do ano, mas a terceira queda consecutiva, a disseminação da piora e expectativa de desaceleração da atividade econômica, indicam que a evolução do mercado de trabalho este ano será mais lenta", completou ele.

      Os componentes do IAEmp mostram que em janeiro a queda do índice deveu-se à piora de seis dos sete componentes do indicador, com destaques para o indicador de Emprego Local Futuro do Consumidor, que contribuiu com -0,7 ponto, e para os indicadores de Situação Atual dos Negócios e Tendência dos Negócios de Serviços, que contribuíram com -0,4 ponto cada.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados