window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Laís Gouveia', 'page_url': '/economia/fgts-liberado-ministro-do-trabalho-alerta-para-uso-consciente-dos-recursos' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      FGTS liberado: ministro do Trabalho alerta para uso consciente dos recursos

      Mais de 12 milhões de trabalhadores podem sacar valores retidos do Fundo de Garantia; ministro Luiz Marinho recomenda cautela com os gastos

      O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos já podem ar os valores que estavam bloqueados. A liberação dos recursos, que beneficia mais de 12 milhões de pessoas, começou nesta quinta-feira (6). A informação foi divulgada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em vídeo publicado nas redes sociais.

      “Aproveitem, companheiros, mas cuidado, economize que é importante”, alertou o ministro, ressaltando a importância do uso consciente dos recursos liberados.

      A medida contempla trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e foram dispensados sem justa causa entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025. O saque-aniversário permite retiradas anuais de parte do saldo do FGTS, mas, até a mudança recente na legislação, impedia o o ao valor integral em caso de demissão. Com a nova liberação, os recursos retidos poderão ser sacados.

      Dos 12,2 milhões de trabalhadores aptos a receber os valores, aproximadamente 10 milhões terão os depósitos realizados diretamente nas contas bancárias cadastradas no aplicativo do FGTS. Já os demais 2 milhões precisarão comparecer a agências da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas para efetuar o saque extraordinário, devido à ausência de contas bancárias vinculadas ao sistema do FGTS.

      A liberação dos recursos representa um alívio financeiro para muitos brasileiros, mas especialistas reforçam a necessidade de planejamento para evitar gastos impulsivos. Com a recomendação do próprio ministro para que os trabalhadores istrem bem os valores, a expectativa é de que o dinheiro seja utilizado de forma estratégica, seja para pagar dívidas, investir ou garantir segurança financeira a longo prazo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Tags

      Relacionados