window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/economia/credito-do-trabalhador-tem-mais-de-29-milhoes-de-simulacoes-em-dois-dias-de-operacao' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Crédito do Trabalhador tem mais de 29 milhões de simulações em dois dias de operação

      Plataforma de consignado para celetistas já recebeu 2,9 milhões de pedidos de proposta; ministro pede cautela na contratação

      (Foto: Agência Brasil )
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Desde sua entrada em operação na sexta-feira (21), o novo modelo de crédito consignado para trabalhadores do setor privado, batizado de Crédito do Trabalhador, registrou 29,3 milhões de simulações de empréstimos e 2,9 milhões de pedidos de propostas encaminhados às instituições financeiras. Os dados são da Dataprev e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho no início da noite de sábado (23), de acordo com o jornal O Globo

      Segundo a pasta, 6.683 contratos já foram firmados com base nas simulações feitas. Além disso, o o ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital disparou com o lançamento da nova ferramenta. “O volume de o à CTPS Digital está 12 vezes acima da referência semanal, considerando os últimos 3 meses”, informou o Ministério do Trabalho em nota oficial.

      A nova linha de crédito é voltada a trabalhadores com carteira assinada — sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) — e também a microempreendedores individuais (MEIs). O público potencial é estimado em 47 milhões de pessoas.

      Com a novidade, o governo busca democratizar o o ao crédito consignado no setor privado, modalidade que permite desconto direto na folha de pagamento. Essa característica reduz os riscos de inadimplência para os bancos, possibilitando a oferta de taxas de juros mais baixas. Na prática, porém, o modelo tradicional ainda é e alcança uma parcela pequena dos trabalhadores celetistas.

      Para garantir melhores condições ao tomador, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, orientou que os trabalhadores esperem o prazo mínimo para receber todas as propostas das instituições habilitadas antes de fechar negócio. “O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta”, alertou o ministro. Segundo ele, aguardar pelo menos 24 horas pode garantir taxas mais vantajosas.

      O programa estabelece um teto de comprometimento e a prestação mensal do empréstimo não poderá ultraar 35% do salário do trabalhador.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados