window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/economia/china-suspende-importacoes-de-carne-de-frango-do-brasil-apos-deteccao-de-foco-de-gripe-aviaria' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      China suspende importações de carne de frango do Brasil após detecção de foco de gripe aviária

      Segundo o Ministério da Agricultura, estão sendo adotadas medidas para erradicar o foco e preservar a produção nacional

      (Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse à CNN Brasil, nesta sexta-feira (16), que a China decidiu suspender as compras de carne de frango do Brasil. A suspensão foi anunciada após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no estado do Rio Grande do Sul.

      O caso, confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária na quinta-feira (15), marca o primeiro foco da doença identificado em sistemas de avicultura comercial no Brasil. O foco foi encontrado em uma granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

      De acordo com o comunicado oficial do Ministério, o vírus da influenza aviária circula desde 2006, com predominância na Ásia, África e norte da Europa. O governo brasileiro informou que as medidas previstas no plano nacional de contingência para conter a doença já foram acionadas. "Essas ações não visam apenas erradicar o foco, mas também assegurar a continuidade da produção e o abastecimento do setor, garantindo a segurança alimentar da população", explicou o Ministério.

      Apesar da gravidade do caso, o Ministério ressaltou que o vírus não é transmitido pelo consumo de carne de aves ou ovos, e que o risco de infecção em seres humanos é considerado baixo. A transmissão ocorre, principalmente, entre pessoas que têm contato intenso com aves infectadas, como tratadores e profissionais do setor.

      O governo brasileiro também afirmou que realizará a comunicação formal sobre o caso à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, e a todos os parceiros comerciais do Brasil.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados