window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Camila França', 'page_url': '/economia/brasil-e-considerado-grande-potencia-por-21-da-populacao-global-aponta-estudo-da-conferencia-de-seguranca-de-munique' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Brasil é considerado 'grande potência' por 21% da população global, aponta estudo da Conferência de Segurança de Munique

      Pesquisa revela que mundo caminha para modelo multipolar, com diversos países ganhando influência internacional

      (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Brasil é visto como uma "grande potência" por 21% das pessoas ouvidas em 11 países que compõem o G7 e o Brics, segundo o relatório anual da Conferência de Segurança de Munique (MSC), divulgado nesta segunda-feira, 10. O estudo, que ouviu 11 mil pessoas entre 14 e 29 de novembro de 2024, aponta que o mundo está em transição para um modelo multipolar, no qual diversos países têm capacidade de influenciar os rumos globais. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais.

      De acordo com o levantamento, publicado pela revista Exame, o Brasil alcançou seu percentual mais alto na Índia, onde 37% dos entrevistados consideram o país uma grande potência. No próprio Brasil, 34% da população compartilha dessa visão. A MSC, responsável por um dos principais eventos globais sobre segurança e defesa militar, destaca que o poder global está se redistribuindo. "O poder vem mudando em direção a um modelo em que muitos atores têm a habilidade de influenciar questões-chave globais. Por outro lado, o mundo está experimentando uma polarização crescente entre estados e dentro deles”, afirma o relatório.

      O estudo revela ainda que 32% dos entrevistados em todo o mundo veem os Estados Unidos como a maior potência global, enquanto 35% acreditam que EUA e China dominam conjuntamente o cenário internacional. Outros 24% defendem que, além desses dois países, outras nações têm força significativa para moldar os rumos do planeta.

      No ranking geral, os Estados Unidos lideram a lista, sendo considerados uma grande potência por 90% dos entrevistados, seguidos pela China (87%) e Rússia (81%). O Brasil aparece na 14ª posição, com 21%, à frente de países como Turquia (18%), África do Sul (17%) e México (14%).

      Veja o ranking:

      1. Estados Unidos (90% dos entrevistados no mundo o veem como grande potência)
      2. China (87%)
      3. Rússia (81%)
      4. Reino Unido (55%)
      5. Japão (53%)
      6. Alemanha (52%)
      7. Índia (46%)
      8. França (43%)
      9. Canadá (36%)
      10. Arábia Saudita (34%)
      11. Coreia do Sul (32%)
      12. Irã (29%)
      13. Itália (27%)
      14. Brasil (21%)
      15. Turquia (18%)
      16. África do Sul (17%)
      17. México (14%)

      Percepção dos brasileiros sobre as potências globais

      O estudo também investigou como os brasileiros enxergam as grandes potências mundiais. Para 94% dos entrevistados no país, os Estados Unidos ocupam o topo da lista, seguidos pela China (89%), Rússia e Japão (ambos com 80%). Alemanha (74%), Reino Unido (68%) e França (57%) completam os primeiros lugares. O Brasil aparece empatado com o Irã, com 34% dos brasileiros reconhecendo o próprio país como uma grande potência.

      A pesquisa reforça a ideia de que, em um mundo cada vez mais multipolar, a percepção internacional sobre o poder e a influência de cada nação se torna um fator crucial para definir as principais lideranças globais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados