window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/economia/bce-reduz-juros-e-mantem-a-porta-aberta-para-mais-afrouxamento' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      BCE reduz juros e mantém a porta aberta para mais afrouxamento

      A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que esse último corte teve amplo apoio

      Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha - 06/06/2024 (Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Balazs Koranyi e sco Canepa

      FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu cortou as taxas de juros conforme esperado nesta quinta-feira, e manteve a porta aberta para mais reduções, mesmo com a iminente guerra comercial com os Estados Unidos e os planos para aumentar os gastos militares que podem provocar a maior reviravolta na política econômica da Europa em décadas.

      Afrouxando a política monetária pela sexta vez desde junho, o BCE reduziu sua taxa de depósito para 2,5%, em um aceno à desaceleração da inflação e à fraqueza do crescimento, e disse que os juros ainda estão restringindo o crescimento, mesmo que menos do que no ado.

      Essa redação sugere que mais cortes nas taxas podem estar por vir, já que o banco há muito tempo declarou que a restrição não é mais necessária, enquanto a inflação, de 2,4% no mês ado, está voltando com segurança para sua meta de 2% este ano.

      "A política monetária está se tornando significativamente menos restritiva", disse o BCE em um comunicado, alterando sua orientação anterior de que as taxas continuavam restritivas.

      A linguagem sutil significa que outro corte nos juros em abril não é uma certeza, já que alguns argumentam a favor da cautela.

      A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que esse último corte teve amplo apoio, sendo que apenas o chefe do banco central austríaco, Robert Holzmann, se absteve. Ela afirmou que o BCE não irá se comprometer previamente com mais movimentos.

      "Se os dados nos indicarem que para alcançar (nosso) destino a política monetária apropriada deve ser cortar, faremos isso", disse ela em sua entrevista à imprensa regular.

      "Se, por outro lado, os dados indicarem que esse não é o caso, então não cortaremos e daremos uma pausa."

      Lagarde disse que o banco está observando as mudanças nas regras fiscais anunciadas esta semana pela Alemanha e a Comissão Europeia para impulsionar os gastos com defesa e infraestrutura

      "Esse trabalho está em progresso. Temos que estar atentos e vigilantes, e entender como isso vai funcionar", disse ela.

      O BCE reduziu sua previsão de crescimento econômico para 2025 pela quarta vez consecutiva nesta quinta-feira, colocando a expansão em 2025 em apenas 0,9%, apenas um pouco acima do ritmo de 0,7% registrado no ano ado.

      Enquanto isso, a inflação foi estimada em 2,3% este ano, acima dos 2,1% registrados há três meses.

      "As revisões para baixo (no crescimento) para 2025 e 2026 refletem as exportações mais baixas e a fraqueza contínua no investimento, em parte originada da alta incerteza da política comercial, bem como da incerteza política mais ampla", disse.

      O nível de incerteza na economia global é algo que Lagarde falou diversas vezes em sua entrevista.

      Uma guerra comercial com os Estados Unidos está se aproximando e as empresas já estão retendo seus investimentos, aguardando clareza sobre as medidas a serem direcionadas à União Europeia e como as tarifas impostas a outros países poderiam redirecionar os fluxos comerciais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados