window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/economia/azul-conclui-reestruturacao-de-divida-com-credores-financeiros' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Azul conclui reestruturação de dívida com credores financeiros

      A companhia disse ao mercado que a conclusão do processo após meses de negociações eliminou US$ 1,6 bilhão em dívidas da empresa

      Aeronave da Azul no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (Foto: Amanda Perobelli / Reuters)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      SÃO PAULO (Reuters) - A Azul anunciou nesta terça-feira que concluiu um longo processo de reestruturação de dívidas com credores financeiros, arrendadores de aeronaves e fabricantes de equipamentos, o que deve levar a uma forte redução de sua alavancagem.

      A companhia afirmou em fato relevante ao mercado que a conclusão do processo após meses de negociações eliminou 1,6 bilhão de dólares em dívidas da empresa e levantou 525 milhões de dólares em capital adicional, além de reduzir o pagamento de juros - 800 milhões de reais neste ano. A empresa afirmou ainda que a alavancagem deve recuar de 4,8 vezes para 3,4 vezes em relação ao nível do terceiro trimestre do ano ado.

      A Azul disse também que espera a chegada de 15 novos jatos Embraer E2 ao longo de 2025, que "serão extremamente valiosos para garantir a conectividade".

      "A finalização dos acordos, além de proporcionar uma melhoria no fluxo de caixa nos próximos três anos, trará uma desalavancagem de aproximadamente 1,4 vez de maneira pró-forma", afirmou a companhia aérea em comunicado à imprensa.

      Segundo a Azul, essa melhoria no fluxo de caixa será derivada de acordos "comerciais estratégicos com arrendadores, fabricantes de equipamentos e outros fornecedores". Esses acordos permitirão um fortalecimento no fluxo de caixa de mais de 1,8 bilhão de reais até o final de 2027, afirmou a empresa.

      A companhia, que também discute uma união de operações com a rival Gol, afirmou que como parte da reestruturação houve "eliminação de obrigações de emissão de ações devidas a arrendadores e fabricantes" no valor de cerca de 557 milhões de dólares, em troca de 94 milhões de novas ações preferenciais da Azul em uma emissão única a ser concluída neste primeiro trimestre.

      (Por Alberto Alerigi Jr.)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados