window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/economia/alexandre-silveira-licenciamento-ambiental-para-atividades-na-margem-equatorial-deve-sair-ainda-este-ano' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Alexandre Silveira: licenciamento ambiental para atividades na Margem Equatorial deve sair ainda este ano

      De acordo com o ministro, o governo Lula não tem interesse em afrouxar as regras ambientais

      Alexandre Silveira (Foto: TAUAN ALENCAR (DIVULGAÇÃO/MME))
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (5) que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve emitir ainda este ano a licença ambiental para a exploração de petróleo na Margem Equatorial. A área abrange os seguintes estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.

      “Acredito, sim, no licenciamento da Margem Equatorial, até porque a Petrobras cumpriu com tudo aquilo que o Ibama pediu”, disse o ministro em entrevista ao canal CNN.

      De acordo com Silveira, o governo Lula (PT) não tem interesse em afrouxar as regras ambientais. “Não deixamos ar a boiada, mas também não queremos extremismo meramente ideológico”, afirmou.

      A expressão “boiada” faz referência a um termo usado em 2020 pelo então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, quando ele sugeriu que membros do governo Jair Bolsonaro poderiam aproveitar a atenção da imprensa e da população voltada à pandemia da covid-19 para "ir ando a boiada".

      A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que as atividades na Margem Equatorial têm potencial para adicionar R$ 65 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional, além de acrescentar R$ 3,87 bilhões à arrecadação indireta no Brasil. Também podem gerar mais de 300 mil empregos formais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados