window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Luis Mauro Filho', 'page_url': '/economia/a-inflacao-de-alimentos-e-mundial-diz-favaro-que-aposta-em-supersafra-para-precos-cederem' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      “A inflação de alimentos é mundial”, diz Fávaro, que aposta em supersafra para preços cederem

      Ministro da Agricultura descarta medidas 'heterodoxas' e confia em supersafra para estabilizar mercado

      Carlos Fávaro (Foto: Mapa)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reconheceu nesta quinta-feira (7), em entrevista à GloboNews, que a inflação dos alimentos preocupa o governo brasileiro, mas destacou que se trata de um fenômeno global. 

      Fávaro afirmou confiar que a chegada de uma supersafra será suficiente para aliviar os preços. “A inflação de alimentos é uma questão mundial. Todos os países estão sofrendo muito”, afirmou. “Com uma supersafra chegando agora, confiamos que os preços vão ceder.”

      Ele esclareceu que o governo não deverá realizar intervenções artificiais nos preços nem adotar medidas extraordinárias. “Não vamos precisar de soluções heterodoxas ou pirotécnicas”, garantiu o ministro, enfatizando sua confiança nas medidas já implementadas, como a isenção de impostos de importação sobre nove itens da cesta básica.

      Também afirmou que o governo do presidente Lula evitará adotar medidas "heterodoxas", em resposta às que vêm sendo realizadas por países como os Estados Unidos. No entanto, ressaltou que o governo estará atento e pronto para reagir a possíveis flutuações, a fim de proteger setores e produtos estratégicos da economia nacional.

      Além disso, Fávaro reforçou que o governo federal pretende dialogar com os governadores que ainda aplicam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos essenciais. A intenção é que sigam o exemplo federal e suspendam as cobranças para contribuir com a redução dos preços ao consumidor final. “Haverá um chamamento. Tenho certeza de que os governadores que ainda cobram terão sensibilidade”, afirmou.

      O ministro ressaltou também que o governo acompanha atentamente a oscilação dos preços e trabalha para ampliar a oferta de alimentos através do incentivo à produção agrícola e das políticas de mercado já existentes. A expectativa do governo é que o aumento significativo na produção agrícola deste ano alivie as pressões inflacionárias, proporcionando alívio ao bolso do consumidor brasileiro nos próximos meses.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados