window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/cultura/lula-presta-homenagem-a-sebastiao-salgado-um-dos-maiores-fotografos-que-o-mundo-ja-produziu' });
TV 247 logo
      HOME > Cultura

      Lula e presidente de Angola prestam homenagem a Sebastião Selgado: "um dos maiores fotógrafos que o mundo já produziu"

      Durante agenda do Planalto, presidente pediu um minuto de silêncio

      23.05.2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrega obra de Sebastião Salgado ao presidente da Angola, João Lourenço, em evento no Palácio do Itamaraty. Brasília - DF. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Durante encontro oficial com o presidente de Angola, João Lourenço, nesta sexta-feira (23), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que faleceu nesta mesma data, aos 81 anos. Em declaração à imprensa, Lula pediu um minuto de silêncio em memória do artista e destacou a importância de sua obra para o mundo.

      “Certamente, se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu”, afirmou o presidente. Em um gesto simbólico, Lula entregou a João Lourenço um presente que, segundo ele, já havia sido previamente selecionado pela equipe do cerimonial e pelo Itamaraty: uma fotografia de Sebastião Salgado.

      “Minha chefe de cerimonial e o Itamaraty tinham preparado e vamos entregar para o João Lourenço como presente do Brasil exatamente uma fotografia do Sebastião Salgado”, declarou Lula. Em seguida, completou: “portanto, você vai receber uma fotografia de um fotógrafo muito, mas muito, muito especial que o planeta Terra produziu”.

      A coincidência do presente com a data da morte de Salgado transformou a entrega em uma homenagem simbólica à trajetória do fotógrafo mineiro.

      O presidente Lula também emitiu nota de pesar pelo falecimento de Sebastião Salgado: me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira.

      Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade.

      Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração.

      Por isso mesmo, sua obra continuará sendo um clamor pela solidariedade. E o lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade. Aos seus amigos e familiares, deixo meu forte abraço.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados