window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Aquiles Lins', 'page_url': '/cop30/presidente-da-cop30-ressalta-esforcos-entre-paises-do-norte-e-do-sul-global-para-manter-as-metas-climaticas' });
TV 247 logo
      HOME > COP30

      Presidente da COP30 ressalta esforços entre países do Norte e do Sul Global para manter as metas climáticas

      André Corrêa do Lago participou do 16º Diálogo de Petersberg, que aconteceu em Berlim nesta semana. O evento é uma das etapas preparatórias para a COP30

      O embaixador André Corrêa do Lago trabalha com temas de desenvolvimento sustentável desde 2001. (Foto: Ana Rosa/Presidência da COP30)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O 16º Diálogo Climático de Petersberg, realizado em Berlim, na Alemanha, encerrou-se nesta quarta-feira (26), reforçando o compromisso entre países do Norte e do Sul Global para manter as metas climáticas. O evento, preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém do Pará, foi marcado pelo chamado ao multilateralismo e à colaboração global.

      Durante o encontro, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, destacou a importância do consenso nas negociações climáticas. "Uma questão frequente nessas negociações é a divisão entre Norte e Sul. A Convenção do Clima reflete essa separação, mas tudo o que construímos até agora foi baseado em consenso — o que é incrível, considerando os avanços de Paris", ressaltou.

      Corrêa do Lago também apontou as ambições do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a COP30, com foco em fortalecer a participação da sociedade civil e ampliar o engajamento de governos locais e do setor privado. O objetivo, segundo ele, é transformar as conquistas em ações tangíveis para a economia e para o público em geral. O embaixador ainda destacou a proposta de criação de um Conselho do Clima Internacional para fortalecer o Acordo de Paris.

      “É nesse espírito que introduzimos a palavra 'mutirão' (conceito de origem tupi-guarani), a partir do significado de que, quando algo afeta a comunidade, todos contribuem com suas habilidades — cada um faz o que sabe fazer bem. Esse é o espírito que queremos levar para a COP30”, finalizou o embaixador.

      ### Compromisso com o Acordo de Paris

      A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, também reforçou a importância da colaboração global no combate às mudanças climáticas, ao destacar a participação de delegações de 40 países no Diálogo. Segundo ela, a falta de investimentos em proteção climática resultará em custos muito mais elevados no futuro.

      “Hoje, a proteção climática e o crescimento econômico não são mais opostos”, afirmou Baerbock. Ela ainda destacou a necessidade de que todos os países enviem planos climáticos nacionais mais ambiciosos antes da COP30, visando uma transição verde mais econômica e eficiente. Até o momento, apenas 19 países atualizaram seus compromissos climáticos.

      ### Multilateralismo em foco

      Outro ponto alto do encontro foi a participação de Wopke Hoekstra, comissário europeu para Clima, Net Zero e Crescimento Limpo. Ele destacou o papel fundamental do multilateralismo para o sucesso das ações climáticas.

      “Estamos enfrentando problemas literalmente de todas as direções e, claramente, também no domínio do clima. Por isso, é tão importante que tenhamos esse Diálogo de Petersberg”, declarou.

      Com o fim do 16º Diálogo Climático de Petersberg, as expectativas se voltam para a COP30, onde os países deverão traduzir o discurso em ações concretas. A realização do evento em Belém do Pará traz à tona o protagonismo do Brasil no debate ambiental global.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247