Xi Jinping transmite discurso por escrito na chegada ao Camboja
O Camboja é uma civilização antiga com uma longa história
CGTN – O presidente da China, Xi Jinping, chegou nesta quinta-feira (17) a Phnom Penh, capital do Camboja, iniciando sua visita de Estado ao país. Na mensagem, o líder chinês afirmou que é com grande satisfação que, a convite do Rei Norodom Sihamoni, realiza mais uma visita de Estado ao Camboja. “Esta viagem coincide com o tradicional Ano Novo cambojano, e eu gostaria de, em nome do governo e do povo chineses, estender os mais sinceros votos de feliz Ano Novo ao governo e ao povo irmão do Camboja”, disse.
O Camboja é uma civilização antiga com uma longa história. O trabalhador e sábio povo cambojano criou a esplêndida civilização Khmer, contribuindo de forma significativa para o progresso da civilização humana. Nos últimos anos, o país tem promovido ativamente sua estratégia de desenvolvimento, alcançando um rápido crescimento econômico e melhorias contínuas na qualidade de vida da população. “Acredito que, sob a bênção de Sua Majestade, o Rei Norodom Sihamoni, e sob a liderança do governo cambojano, chefiado pelo primeiro-ministro Hun Manet, os cambojanos certamente alcançarão novas e ainda maiores conquistas na construção nacional.
As relações China-Camboja foram estabelecidas e cuidadosamente cultivadas pelas antigas gerações de líderes de ambos os países, resistindo aos testes das mudanças no cenário internacional e permanecendo sempre firmes como uma rocha. Os dois países foram pioneiros na construção de uma comunidade com futuro compartilhado bilateral e na cooperação da Iniciativa Cinturão e Rota. Além disso, têm se apoiado na defesa da estabilidade nacional e na promoção do desenvolvimento e da prosperidade. Ambos os lados atuam juntos na salvaguarda da equidade e justiça globais e formaram um modelo para o estabelecimento de um novo tipo de relações internacionais, contribuindo para a promoção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.
Segundo o líder chinês, a China considera o Camboja uma das prioridades em sua diplomacia com os países vizinhos e apoia firmemente os esforços cambojanos para salvaguardar sua autonomia estratégica e seguir um caminho de desenvolvimento adaptado às suas condições nacionais. “Estou animado para me reunir com Sua Majestade o Rei Norodom Sihamoni, a Rainha-Mãe Norodom Monineath Sihanouk, o Príncipe Hun Sen e o primeiro-ministro Hun Manet, para reforçarmos nossa amizade e promovermos o desenvolvimento conjunto. Os dois países irão enriquecer constantemente a estrutura cooperativa, elevar a confiança política mútua a um novo patamar, além de impulsionar uma cooperação de ganhos compartilhados de alta qualidade, garantir um maior nível de segurança, aumentar a frequência dos intercâmbios culturais e o padrão da coordenação estratégica, com objetivo de beneficiar cada vez mais ambos os povos e contribuir com mais energia positiva para a paz e a estabilidade regionais e globais”, destacou Xi Jinping.
Tradução: Zhao Yan
Revisão: Denise Melo
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: