Xi Jinping participa da comemoração dos 80 anos da vitória na Grande Guerra Patriótica em Moscou
O presidente chinês, Xi Jinping, e líderes de mais de 20 países e organizações internacionais participaram do evento a convite
CGTN – Na manhã desta sexta-feira (9), a Rússia realizou uma grandiosa celebração em homenagem ao 80º aniversário da vitória da Grande Guerra Patriótica da União Soviética. O presidente chinês, Xi Jinping, e líderes de mais de 20 países e organizações internacionais participaram do evento a convite.
Xi Jinping chegou ao Kremlin, onde foi calorosamente recebido pelo presidente russo, Vladimir Putin, com quem apertou as mãos cordialmente. Em seguida, os dois chefes de Estado caminharam juntos até a Praça Vermelha e subiram à tribuna principal para assistir à cerimônia.

Às 10 horas em ponto, ao som solene dos sinos do Kremlin, teve início a celebração. Em seu discurso, Putin afirmou que a União Soviética defendeu a paz e a liberdade da humanidade ao custo de dezenas de milhões de vidas. Ele destacou a corajosa resistência do povo chinês à agressão e expressou grande apreço pela contribuição da China para a construção de um futuro comum da humanidade. Putin ressaltou que a história da Segunda Guerra Mundial deve ser lembrada e que a vitória é sagrada. A história não pode ser distorcida, e os vencedores não devem ser insultados. A história e a justiça sempre estarão do lado dos que lutaram por ela.
Em seguida, a banda militar executou o hino nacional da Rússia, salvas de canhão ecoaram pela Praça Vermelha e teve início o grandioso desfile militar. As tropas marcharam pela Praça Vermelha em os precisos. Forças Armadas de mais de 10 países, incluindo a China, também participaram do desfile.

Após a cerimônia, Xi Jinping, junto com os demais líderes, dirigiu-se ao Jardim de Alexandre, onde depositaram flores no Túmulo do Soldado Desconhecido e fizeram um minuto de silêncio. Logo depois, os líderes tiraram uma foto de grupo.
Ao meio-dia, Xi Jinping participou do banquete comemorativo do 80º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica, oferecido pelo presidente Putin.
Tradução: Zhao Yan
Revisão: Fabiano Bomfim
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: