Xi apresenta proposta de três pontos sobre construção de comunidade estratégica China-Malásia com futuro compartilhado
A China e a Malásia defendem a autossuficiência e a força autônoma e se opõem firmemente à interferência externa, disse Xi
Putrajaya, Malásia, 16 abr (Xinhua) – O presidente chinês, Xi Jinping, apresentou na quarta-feira uma proposta de três pontos sobre a construção de uma comunidade estratégica de alto nível China-Malásia com um futuro compartilhado.
Xi fez as observações durante sua reunião com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim.
Primeiro, Xi pediu que os dois países adiram à independência estratégica e realizem uma coordenação estratégica de alto nível.
A China e a Malásia defendem a autossuficiência e a força autônoma e se opõem firmemente à interferência externa, disse Xi.
Os dois países devem continuar a trabalhar de mãos dadas para buscar caminhos de desenvolvimento adequados às suas condições nacionais, apoiar resolutamente um ao outro na salvaguarda da soberania, segurança e dos interesses de desenvolvimento e manter o futuro firmemente em suas próprias mãos, disse ele.
Xi pediu aos dois lados que estabeleçam um mecanismo de diálogo "2+2" sobre diplomacia e defesa nacional para aprofundar os intercâmbios e a cooperação em segurança nacional, defesa e aplicação da lei.
Segundo, a China e a Malásia devem criar sinergia para o desenvolvimento e estabelecer um modelo de cooperação para o desenvolvimento de alta qualidade, disse Xi.
Ele disse que a China está comprometida com o avanço da modernização em todos os aspectos através do desenvolvimento de alta qualidade, que se alinha com a estrutura da Economia Madani da Malásia.
Os dois países devem dar as mãos para promover o crescimento em áreas de ponta, como economia digital, economia verde, economia azul e inteligência artificial (IA), e para fortalecer o desenvolvimento integrado em cadeias industriais, cadeias de suprimentos, cadeias de valor, cadeias de dados e cadeias de talentos, disse Xi.
Os dois lados devem atualizar as áreas tradicionais de cooperação e promover o investimento bidirecional, disse Xi, acrescentando que devem ser feitos esforços para avançar o transporte intermodal marítimo-ferroviário, aprimorar o programa "Dois Países, Parques Gêmeos" e elevar os principais portos da Malásia a centros importantes do Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo.
Terceiro, Xi pediu que ambos os lados levem adiante sua amizade de geração em geração e aprofundem os intercâmbios e o aprendizado mútuo entre as duas civilizações.
A China e a Malásia devem colaborar com o diálogo civilizacional confucionista-islâmico para construir conjuntamente uma plataforma para intercâmbios culturais em nível bilateral e regional, disse Xi.
Com o acordo de isenção mútua de vistos, os dois lados devem promover vigorosamente os intercâmbios de turismo, juventude e subnacionais, além de aprofundar a cooperação em cultura, educação, esportes, cinema e mídia para promover os vínculos interpessoais e levar adiante a amizade tradicional, disse ele.
A China está pronta para continuar a pesquisa conjunta com a Malásia sobre a conservação do panda, disse Xi.
Xi disse que a amizade tradicional entre a China e a Malásia se estende há mil anos. Nutrida em uma longa e rica história, a amizade cresceu por meio de intercâmbios culturais, foi consolidada por meio de benefícios mútuos e elevada por meio da solidariedade contra os desafios, acrescentou Xi.
Isso reflete uma busca de valores comuns, caracterizada por interações sinceras, honestidade, compromisso com a justiça e respeito pela paz, continuou o presidente chinês.
Essa amizade, disse ele, incorpora a sabedoria e a coragem históricas de ambos os povos e é um tesouro compartilhado pelas duas nações.
No ano ado, os dois lados comemoraram o 50º aniversário das relações diplomáticas. Nos últimos 50 anos, as relações China-Malásia produziram resultados frutíferos, disse Xi.
Nos próximos 50 anos, Xi pediu aos dois lados que continuem a aproveitar as oportunidades, se posicionem na vanguarda dos tempos, construam uma comunidade estratégica de alto nível China-Malásia com um futuro compartilhado, ofereçam mais benefícios aos dois povos e contribuam ainda mais para a prosperidade e a estabilidade regionais.
Xi destacou que a Malásia definiu o tema da presidência da ASEAN este ano como "Inclusão e Sustentabilidade", o que reflete uma percepção profunda sobre a situação atual.
A China apoia a Malásia no desempenho de seu papel como presidente rotativo da ASEAN, disse Xi, acrescentando que a China está pronta para trabalhar com os países da região para o protocolo de atualização da Área de Livre Comércio China-ASEAN em uma data próxima.
Xi pediu esforços conjuntos para resistir à dissociação, às interrupções na cadeia de suprimentos, ao "pequeno quintal com muros altos" e à imposição arbitrária de tarifas com abertura, inclusão, solidariedade e cooperação.
Ele também pediu um combate à lei da selva, em que os fortes predam os fracos, com os valores asiáticos de paz, cooperação, abertura e inclusão, e que se enfrente a instabilidade e a incerteza no mundo com a estabilidade e a certeza da Ásia.
Anwar recebe calorosamente a visita de Xi à Malásia. Ele disse que a China vem ajudando sinceramente a Malásia há muito tempo, compartilhando o bem e o mal durante todos os tempos, e é um amigo confiável da Malásia.
Ele observou que Xi é um líder excepcional no mundo atual, guiando a China em direção a um desenvolvimento significativo, liderando os esforços do povo chinês para erradicar a pobreza e defendendo a prosperidade comum e o aprendizado mútuo entre as civilizações.
O povo malaio ira a China e o presidente Xi, disse Anwar.
Os resultados recordes de cooperação alcançados pelo presidente Xi durante essa visita são de grande importância para a Malásia, e a Malásia está profundamente inspirada, disse Anwar, acrescentando que a Malásia adere firmemente à política de Uma Só China e não apoia nenhum ato de "independência de Taiwan".
A Malásia está pronta para aprofundar a comunicação estratégica com a China e para consolidar a confiança política mútua, disse Anwar.
A Malásia está disposta a expandir o comércio bilateral, e as empresas chinesas são bem-vindas para investir e fazer negócios na Malásia, bem como para cooperar com o lado malaio no desenvolvimento da economia digital, economia verde, IA e outros setores de tecnologia emergentes, de modo a promover um maior desenvolvimento para ambas as nações, disse o primeiro-ministro.
O lado malaio está preparado para promover intercâmbios interpessoais em áreas como cultura, educação e turismo para aumentar o entendimento mútuo e a amizade entre os dois povos, disse Anwar, acrescentando que o país também espera realizar o diálogo civilizacional confucionista-islâmico para contribuir para o avanço da civilização humana.
Diante da ascensão do unilateralismo, a Malásia está disposta a fortalecer a cooperação com a China para enfrentar conjuntamente os riscos e desafios, disse Anwar.
Anwar observou que a ASEAN não endossará nenhuma tarifa imposta unilateralmente e promoverá o avanço coletivo através da cooperação para manter o crescimento econômico.
O lado malaio elogia o papel positivo da China em questões internacionais e regionais, disse Anwar.
Como presidente da ASEAN e país coordenador das relações de diálogo ASEAN-China, a Malásia trabalhará para fortalecer ainda mais a cooperação ASEAN-China e promover a paz, a estabilidade e a prosperidade regionais, acrescentou ele.
Após as conversas, os líderes dos dois países testemunharam conjuntamente a troca de mais de 30 documentos de cooperação bilateral, abrangendo a cooperação sobre três importantes iniciativas globais, o diálogo civilizacional confucionista-islâmico, a economia digital, o comércio de serviços, a atualização do programa "Dois Países, Parques Gêmeos", laboratórios conjuntos, IA, ferrovias, propriedade intelectual, exportação de produtos agrícolas para a China, isenção mútua de vistos e a conservação do panda, entre outros.
À noite, Anwar realizou um banquete de boas-vindas para Xi.




❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: