window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/china/viagem-de-xi-jinping-no-sudeste-asiatico-promove-boa-vizinhanca-e-cooperacao-mutuamente-benefica-diz-chanceler-chines' });
TV 247 logo
      HOME > China

      Viagem de Xi Jinping no Sudeste Asiático promove boa vizinhança e cooperação mutuamente benéfica, diz chanceler chinês

      A viagem enviou um forte sinal de que a China defende firmemente o multilateralismo e as regras do comércio internacional, disse Wang

      O presidente chinês Xi Jinping cumprimenta a multidão acolhedora durante uma grande cerimônia de boas-vindas realizada pelo rei cambojano Norodom Sihamoni no aeroporto de Phnom Penh, Camboja, em 17 de abril de 2025 (Foto: Xinhua/Ding Haitao)

      CGTN – A recém-concluída viagem do presidente chinês, Xi Jinping, ao Sudeste Asiático se concentrou nas relações de boa vizinhança e promoveu a cooperação mutuamente benéfica, alcançando sucesso total, disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na sexta-feira.

      Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse durante uma coletiva de imprensa que a viagem de Xi ao Vietnã, Malásia e Camboja de segunda a sexta-feira foi a primeira viagem do chefe de Estado chinês ao exterior este ano.

      A viagem enviou um forte sinal de que a China defende firmemente o multilateralismo e as regras do comércio internacional, disse Wang.

      Sobre a visita de Xi ao Vietnã, Wang disse que a orientação estratégica dos máximos líderes dos dois partidos e países é a maior vantagem e a garantia política mais importante para o desenvolvimento das relações China-Vietnã.

      Os líderes dos dois partidos e países confirmaram por unanimidade que, de acordo com os objetivos abrangentes caracterizados por "seis mais", os dois lados avançarão no desenvolvimento de sua cooperação estratégica abrangente com maior qualidade e em níveis mais profundos e acelerarão a construção de uma comunidade China-Vietnã com um futuro compartilhado, que carrega significado estratégico, disse.

      O presidente chinês Xi Jinping e o primeiro-ministro malaio Anwar Ibrahim testemunham juntos a troca de documentos de cooperação bilateral após suas conversas em Putrajaya, Malásia, em 16 de abril de 2025. Xi conversou com Anwar na residência oficial do primeiro-ministro em Putrajaya na quarta-feira.
      O presidente chinês Xi Jinping e o primeiro-ministro malaio Anwar Ibrahim testemunham juntos a troca de documentos de cooperação bilateral após suas conversas em Putrajaya, Malásia, em 16 de abril de 2025. Xi conversou com Anwar na residência oficial do primeiro-ministro em Putrajaya na quarta-feira.(Photo: Xinhua/Ding Lin)Xinhua News Agency.All Rights Reserved

      Durante a visita de Xi ao Vietnã, a cooperação ferroviária bilateral foi expandida e atualizada, o que demonstrou particularmente a determinação dos dois países em buscar o desenvolvimento comum, disse Wang.

      Sobre a visita de Xi à Malásia, Wang disse que o resultado mais significativo foi que os líderes dos dois países elevaram as relações China-Malásia a um novo patamar e anunciaram a construção de uma comunidade estratégica China-Malásia de alto nível com um futuro compartilhado.

      Isso marca outro salto no posicionamento da relação bilateral depois que a China e a Malásia anunciaram a construção conjunta de uma comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado em 2023, observou Wang.

      Um destaque desta visita é que os dois lados concordaram em se tornar precursores da cooperação regional em novas forças produtivas de qualidade, com foco em campos de ponta, como economia digital, economia verde e inteligência artificial, acrescentou.

      Falando sobre a visita de Xi ao Camboja, Wang observou que o destaque foi o anúncio conjunto de Xi e do primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, sobre elevar a relação China-Camboja a uma comunidade China-Camboja sob todas as condições com um futuro compartilhado na nova era, que marca a primeira vez que a China elevou sua relação bilateral com um país do Sudeste Asiático a um nível de sob todas as condições.

      Wang disse que durante a viagem de Xi ao Sudeste Asiático, o presidente chinês destacou que a globalização econômica beneficia todos os países e nenhum país pode recuar para o isolamento.

      As guerras comerciais minarão o sistema de comércio internacional, a estabilidade da ordem econômica global e os interesses legítimos de todos os países do mundo, especialmente dos países em desenvolvimento, observou Xi.

      Como membros-chave do Sul Global, a China e os países vizinhos devem fortalecer a coordenação e a cooperação, unir-se para combater a subcorrente de confrontação baseada em campos, opor-se conjuntamente ao unilateralismo e combater a lei da selva onde os fortes atacam os fracos, com os valores asiáticos de paz, cooperação, abertura e inclusão, de modo a salvaguardar as perspectivas brilhantes de nossa família asiática, disse Xi.

      Xi ressaltou que, apesar do vento contrário do crescente protecionismo, a China buscará o desenvolvimento de alta qualidade, expandirá a abertura de alto padrão e compartilhará oportunidades de desenvolvimento com os países vizinhos.

      O megamercado da China está sempre aberto aos países vizinhos, e a China dá as boas-vindas a mais produtos de alta qualidade dos membros da ASEAN, acrescentou.

      Agência Xinhua

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247