window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/china/presidente-colombiano-aponta-beneficio-mutuo-como-base-fundamental-da-iniciativa-cinturao-e-rota' });
TV 247 logo
      HOME > China

      Presidente colombiano aponta benefício mútuo como base fundamental da Iniciativa Cinturão e Rota

      Na opinião do líder colombiano, o princípio fundamental da iniciativa reside no benefício recíproco e na relação ganha-ganha

      (Foto: CGTN)

      CGTN – “Quem visitar a China perceberá o enorme desenvolvimento das forças produtivas do país, o que trouxe um salto de progressos”, afirmou o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em uma entrevista concedida recentemente ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).

      O líder, que estava fazendo uma visita de Estado à nação asiática, acredita que as práticas chinesas constroem um novo paradigma para a evolução da sociedade humana.

      Petro salientou os sucessos notáveis obtidos pela China no desenvolvimento econômico e no combate à pobreza. “Centenas de milhões de chineses saíram da pobreza, o que contribuiu para o enorme progresso da causa mundial do alívio da pobreza”, pontuou. O chefe de Estado afirmou, ainda, que a China está na vanguarda do desenvolvimento científico e tecnológico do mundo. O país oriental consegue combinar a inteligência artificial, a economia digital e as energias limpas, que serão o núcleo da economia futura.

      Durante sua estadia, Petro testemunhou, junto com o presidente chinês, a de um plano de cooperação que incorporou oficialmente a Colômbia à cooperação de alta qualidade sob o quadro da Iniciativa Cinturão e Rota.

      Presidente colombiano aponta benefício mútuo como base fundamental da Iniciativa Cinturão e Rota

      Na opinião do líder colombiano, o princípio fundamental da iniciativa reside no benefício recíproco e na relação ganha-ganha, sendo completamente diferente do que o modelo de cooperação entre os países latino-americanos e os EUA, que depende excessivamente da exportação de matérias-primas. Segundo Petro, a Colômbia, tal como outros países, deve encontrar um ponto de equilíbrio. “Temos o direito de escolher de maneira autônoma nossos parceiros, sem nos submetermos a nenhuma vontade externa”, concluiu.

      Petro disse que as relações sino-colombianas estão se aprofundando e que seu país manterá firmemente seu relacionamento diplomático com a China. Com os laços bilaterais elevados para uma parceria estratégica, as duas nações estão intensificando sua cooperação e promovendo ações concretas por meio de memorandos de entendimento. Segundo o presidente, a atual cooperação precisa focar em “o que produzir”, em vez de somente em “o que transportar”. “É importante que todos participem na produção, uma produção que vai além de produtos materiais”, finalizou.

      Fonte: CMG

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247