Exportações da China disparam em abril, apesar da guerra comercial
Os dados comerciais da China em abril superaram as expectativas
247 - A China registrou um desempenho surpreendente em seu comércio exterior no mês de abril, desafiando o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (9) pela istração Geral de Alfândegas (GAC), as exportações chinesas cresceram 8,1% em relação ao mesmo período de 2024, superando com folga a expectativa de alta de apenas 1,9%.
Com isso, o superávit comercial do país chegou a US$ 96,2 bilhões no mês, um aumento de 33,6% na comparação anual. As importações, por outro lado, recuaram 0,2%, o que representa uma desaceleração mais branda do que a queda de 4,3% observada em março.
Um dos destaques do relatório é o comportamento das exportações para os Estados Unidos, que caíram 21% na comparação anual. Apesar da forte retração, o número surpreende por ser menor do que o esperado, considerando-se o contexto de tarifas que chegam a até 145% sobre produtos chineses.
Segundo o comunicado, a China tem redirecionado suas exportações para outros mercados, especialmente na Ásia, África e América Latina. Em abril, as vendas para a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) cresceram 20,8%, para a África subiram 25,3%, e para a América Latina, 17,3%. As exportações para a União Europeia também avançaram, com alta de 8,3%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: