window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Nicolas Iwashita', 'page_url': '/china/entrevista-exclusiva-com-secretario-geral-da-asean-kao-kim-hourn' });
TV 247 logo
      HOME > China

      Entrevista exclusiva com secretário-geral da ASEAN, Kao Kim Hourn

      Desde o estabelecimento das relações entre a China e a ASEAN em 1991, os dois lados têm aprofundado a confiança mútua e as cooperações pragmáticas

      (Foto: CGTN)
      Nicolas Iwashita avatar
      Conteúdo postado por:

      CGTN – A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é o maior parceiro da China na região da Ásia-Pacífico. As complementaridades entre os dois lados sempre trazem os resultados de cooperações ganha-ganha. O presidente da China, Xi Jinping, havia afirmado que as relações China-ASEAN já se tornaram um modelo bem-sucedido e dinâmico nas cooperações da região da Ásia-Pacífico.

      No momento, os trabalhos de acompanhamento da Área de Livre Comércio (ALC) China-ASEAN Versão 3.0 estão sendo acelerado, visando a do protocolo de atualização de 2025. Isso vai impulsionar a modernização de contatos comerciais entre a ASEAN e a China. Nesse contexto, o 15º secretário-geral da ASEAN, Dr. Kao Kim Hourn, concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China, na sede do Secretariado da ASEAN em Jacarta, Indonésia.

      Desde o estabelecimento das relações de diálogo entre a China e a ASEAN em 1991, os dois lados têm aprofundado a confiança mútua e as cooperações pragmáticas, e têm obtido resultados frutíferos em várias áreas como economia e comércio, infraestrutura, inovação tecnológica, e intercâmbio pessoal e cultural. A China tem sido o maior parceiro comercial da ASEAN por 16 anos consecutivos, e a ASEAN, o maior parceiro comercial da China por 5 anos consecutivos.

      Entrevista exclusiva com secretário-geral da ASEAN, Kao Kim Hourn

      Segundo Dr. Kao Kim Hourn, a essência dessa parceria de mais de 30 anos pode ser resumida em duas palavras: “substantiva” e “dinâmica”. Os 64 mecanismos de cooperação entre a ASEAN e a China abrangem um vasto circuito e podem cobrir os três pilares da ASEAN e a conectividade do bloco. Em geral, com a China a ASEAN possui o maior número de mecanismos de cooperação entre os 11 parceiros de diálogo. Os dois lados têm colaborações em vários níveis e setores, nos quais a profundidade de cooperação está em intercâmbios e interações crescentes.

      Entrevista exclusiva com secretário-geral da ASEAN, Kao Kim Hourn

      A China tem sido a segunda maior fonte de investimento da ASEAN por muitos anos. Os investimentos são cruciais para a ASEAN na criação de oportunidades de emprego. Ele disse que a cooperação no turismo também faz parte das colaborações de intercâmbio pessoal e cultural. Atualmente, o volume de comércio entre os dois lados ainda está aumentando e se espera que o número vai continuar a incrementar. A ASEAN tem uma população de mais de 671 milhões de habitantes, a terceira maior do mundo depois da Índia e da China, e ainda está crescendo. Ao mesmo tempo, a Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, sigla em inglês) também nos fornece uma oportunidade para apoiar os comércios contínuos entre os dois lados, que se formará um quadro de cooperação ganha-ganha.

      Entrevista exclusiva com secretário-geral da ASEAN, Kao Kim Hourn

      A Área de Livre Comércio (ALC) China-ASEAN Versão 3.0 concerne à várias áreas, especialmente nos setores não convencionais como e-commerce. Com o incremento da economia digital, a China e a ASEAN vão fortalecer ainda mais as cooperações nesse sentido. Além disso, devemos dar atenção a outras áreas emergentes, incluindo a economia verde e a economia azul. Também devemos notar o potencial de evolução na área de agricultura.

      Entrevista exclusiva com secretário-geral da ASEAN, Kao Kim Hourn

      As sinergias entre o Plano Mestre da Conectividade da ASEAN 2025 (MPAC 2025, sigla em inglês) e Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) estão sendo realidades. A conectividade é uma prioridade da ASEAN. A Visão 2045 da Comunidade da ASEAN será o novo plano de 20 anos, sob o qual se criarão quatro esquemas estratégicos que ligarão os países da ASEAN, assim como a ASEAN e a China.

      Kao Kim Hourn apontou que, em comparação com o que observou na sua visita na década 90, a China ou por mudanças surpreendentes. Por trás desses avanços, estão os trabalhos diligentes do líder e do povo chinês. A China é um exemplo da evolução promovida por uma liderança extraordinária, investimento maciço de recursos e trabalho árduo do povo.

      A ASEAN e a China são parte de uma comunidade com um futuro compartilhado. A evolução, o crescimento e a transformação precisam de inovação, reflexão e liderança constantes. Compartilhar a prosperidade sempre é o nosso tema comum. A ASEAN acolhe o aumento dos investimentos verdes da China e sua maior participação nos programas de energia renovável e limpa da ASEAN, incluindo soluções de transformação de resíduos em energia.

      Fonte: CMG

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247