China quer ver OMC com papel maior na governança econômica global
He Lifeng destacou que o sistema multilateral comercial centrado na OMC desempenha um papel insubstituível na governança econômica global
CGTN – Na noite deste domingo (11), horário local, o vice-premiê chinês, He Lifeng, reuniu-se em Genebra com a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala.
Durante o encontro, He Lifeng destacou que o sistema multilateral comercial centrado na OMC desempenha um papel insubstituível na governança econômica global. Todos os membros devem solucionar divergências e disputas comerciais por meio do diálogo igualitário no âmbito da OMC, defendendo a ordem multilateral, promovendo a liberalização do comércio e garantindo a estabilidade das cadeias globais de suprimentos. No encontro, o vice-premiê também reiterou o compromisso da China de participar da reforma da OMC de maneira integrante e profunda e fazer uma contribuição maior para enfrentar junto com a organização os desafios globais.
Por sua vez, Okonjo-Iweala apontou que todos os membros da OMC devem defender o sistema baseado em regras da OMC, intensificando diálogos sobre comércio internacional para que a organização amplie seu papel na facilitação comercial e na Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.
No encontro, He Lifeng respondeu também sobre as consultas da OMC acerca da reunião de alto nível sobre questões econômicas e comerciais entre a China e os Estados Unidos, que foi concluída antes em Genebra.
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: