window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/china/china-e-russia-reforcarao-coordenacao-estrategica-para-promover-um-relacionamento-estavel-saudavel-e-de-alto-nivel' });
TV 247 logo
      HOME > China

      China e Rússia reforçarão coordenação estratégica para promover um relacionamento estável, saudável e de alto nível

      Putin ofereceu uma cerimônia de boas-vindas solene para Xi Jinping

      (Foto: CGTN)

      CGTN – Na manhã desta quinta-feira (8), hora local, os presidente da Rússia e da China, Vladimir Putin e Xi Jinping, se reuniram no Grande Palácio de Kremlin, em Moscou, capital russa. Os dois chefes de Estado trocaram opiniões aprofundadas sobre as relações sino-russas, bem como acerca de importantes questões internacionais e regionais, chegando a um consenso quanto ao aprofundamento inabalável da coordenação estratégica e à promoção de um desenvolvimento estável, saudável e de alto nível dos laços bilaterais. Concordaram, ainda, em promover conjuntamente uma visão correta da Segunda Guerra Mundial, salvaguardar a autoridade e o status da Organização das Nações Unidas e defender a equidade e a justiça internacionais.

      Putin ofereceu uma cerimônia de boas-vindas solene para Xi Jinping. Em seguida, os dois líderes realizaram reuniões em formatos e ampliado.

      China e Rússia reforçarão coordenação estratégica para promover um relacionamento estável, saudável e de alto nível
      China e Rússia reforçarão coordenação estratégica para promover um relacionamento estável, saudável e de alto nível

      Xi Jinping afirmou que, nos últimos anos, graças aos esforços conjuntos, as relações sino-russas têm mantido uma tendência de desenvolvimento estável, saudável e de alto nível. A política de boa vizinhança e a cooperação mutuamente benéfica tornaram-se características marcantes dessa relação. A história e a realidade comprovam plenamente que o desenvolvimento e o aprofundamento contínuos dos laços entre ambos são um imperativo natural para preservar a amizade duradoura entre os povos, uma escolha inexorável para impulsionar o progresso e o rejuvenescimento de ambas as nações e uma resposta ao apelo dos tempos pela justiça internacional e pela reforma do sistema da governança global.

      Xi Jinping destacou que a China e a Rússia devem persistir na cooperação, resistir às interferências externas e tornar a base da colaboração mais sólida e a sua dinâmica mais vigorosa. É necessário aproveitar as vantagens complementares em recursos e estrutura industrial, ampliando a cooperação mutuamente benéfica e de alta qualidade nas áreas de comércio, energia, agricultura, aeroespaço e inteligência artificial. Devem, ademais, promover a conexão entre a Iniciativa Cinturão e Rota e a União Econômica Eurasiática, construindo uma rede de interconectividade de alto padrão. O líder chinês também propôs o reforço da cooperação nos domínios da educação, cinema, turismo, desporto e intercâmbios regionais, fomentando o entendimento recíproco entre os povos. Além disso, defendeu o reforço da coordenação em plataformas multilaterais como a ONU, a Organização de Cooperação de Shanghai e o BRICS, para unir o Sul Global, defender o verdadeiro multilateralismo e orientar a reforma da governança global na direção correta.

      China e Rússia reforçarão coordenação estratégica para promover um relacionamento estável, saudável e de alto nível

      Xi Jinping salientou que a China está promovendo integralmente a construção de um país forte e a revitalização nacional através da sua modernização. O país tem confiança e determinação para superar todos os tipos de riscos e desafios. Independentemente das mudanças na conjuntura externa, continuará a fazer bem o seu próprio trabalho. A parte chinesa também está disposta a trabalhar com a Rússia para assumir as responsabilidades próprias do tempo, bem como salvaguardar o sistema multilateral de comércio global e a estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e a revitalização de ambos os países e para a defesa da justiça internacional.

      Putin deu calorosas boas-vindas à visita de Estado do presidente Xi Jinping à Rússia e à sua participação nas comemorações do 80º aniversário da vitória da Grande Guerra Patriótica. Sublinhou que esta visita é de grande significado e injetará um forte impulso ao desenvolvimento das relações bilaterais, além de preservar em conjunto os frutos da vitória da Segunda Guerra Mundial.

      China e Rússia reforçarão coordenação estratégica para promover um relacionamento estável, saudável e de alto nível

      Putin assinalou que as relações entre a Rússia e a China se baseiam na igualdade e no respeito mútuo, não visam terceiros e não são afetadas por fatores temporários. A promoção do desenvolvimento das relações com a China e a ampliação da cooperação mutuamente vantajosa são uma escolha estratégica da Rússia. Ele reafirmou que a Rússia adota de forma firme o princípio de Uma Só China e apoia plenamente a posição chinesa na questão de Taiwan. Putin manifestou a vontade russa de manter estreitos contatos de alto nível com a China e de reforçar a cooperação pragmática em áreas como comércio, investimento, energia, agricultura e ciência e tecnologia, além de aprofundar os intercâmbios culturais, educacionais, juvenis e turísticos, e expandir o conteúdo da cooperação no Extremo Oriente.

      Putin observou que a imposição de tarifas elevadas é contrária ao bom senso, ilegal e, no final, prejudicial ao próprio autor da medida. Ele apelou pelo reforço da coordenação e cooperação no âmbito da ONU, da Organização de Cooperação de Shanghai e do BRICS, apoiando o processo de multipolarização do mundo e opondo-se ao unilateralismo, ao uso abusivo de sanções e à confrontação entre blocos, a fim de proteger os interesses comuns da comunidade internacional.

      China e Rússia reforçarão coordenação estratégica para promover um relacionamento estável, saudável e de alto nível

      O líder russo recordou, finalmente, que, durante os difíceis anos de guerra, a Rússia e a China apoiaram-se mutuamente e forjaram uma profunda amizade, consolidando as bases sólidas das atuais relações bilaterais. Reforçou a importância de defender a autoridade da ONU e do Direito Internacional, preservar a narrativa histórica correta da Segunda Guerra Mundial e promover conjuntamente um futuro melhor para ambos os países e para o mundo.

      Os dois chefes de Estado testemunharam a troca de mais de 20 documentos de cooperação bilateral entre a China e a Rússia, abrangendo áreas como estabilidade estratégica global, defesa do Direito Internacional, biossegurança, proteção de investimentos, economia digital, quarentena e cooperação cinematográfica.

      Tradução: Zhao Yan

      Revisão: Mariana Yante 

      Fonte: CMG

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247