window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/china/acao-de-intercambio-cultural-china-camboja-e-realizada-em-phnom-penh' });
TV 247 logo
      HOME > China

      Ação de intercâmbio cultural China-Camboja é realizada em Phnom Penh

      O evento contou com a participação de cerca de 200 convidados, representando vários setores da sociedade como política, economia, cultura, academia e mídia

      (Foto: CGTN)

      CGTN – Por ocasião da visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, ao Camboja, foi realizada em Phnom Penh nesta quinta-feira (17), a ação de intercâmbio cultural China-Camboja, organizada pelo Grupo de Mídia da China (CMG), pelo governo cambojano e pela Academia Real do Camboja.

      O evento contou com a participação de cerca de 200 convidados de ambos os países, representando vários setores da sociedade como política, economia, cultura, academia e mídia.

      Foram lançados o mecanismo da parceria de mídia China-Camboja, o programa de intercâmbio e aprendizado das civilizações chinesa e cambojana, e a 10ª edição da mostra de filmes ao ar livre. Além disso, o CMG também firmou uma série de acordos de cooperação pragmática com órgãos governamentais e veículos de imprensa do país.

      Ação de intercâmbio cultural China-Camboja é realizada em Phnom Penh

      O presidente do Partido do Povo Cambojano e líder do Senado, Samdech Techo Hun Sen, enviou uma carta de congratulação, desejando sucesso à programação.

      Em sua mensagem, Hun Sen lembrou que a amizade entre o Camboja e a China tem resistido ao teste dos tempos, e que a China é o parceiro mais confiável do Camboja. Segundo ele, o intercâmbio cultural e interpessoal constitui o elo que conecta chineses e cambojanos. Ele também expressou a expectativa de que o evento sirva como uma ponte para aprofundar o entendimento mútuo e fortalecer a relação de confiança entre as duas nações.

      Ação de intercâmbio cultural China-Camboja é realizada em Phnom Penh

      O vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do CMG, Shen Haixiong, proferiu um discurso, afirmando que o CMG segue se dedicando à promoção do intercâmbio cultural e do entendimento mútuo entre os dois países e seus povos. Segundo ele, o grupo irá iniciar, junto com diversas frentes do Camboja, uma nova etapa de intercâmbios e de cooperação cultural, com o objetivo de promover a amizade sino-cambojana, reunir consensos em prol da paz e do desenvolvimento, além de ecoar a voz dos países do Sul Global na arena internacional.

      Ação de intercâmbio cultural China-Camboja é realizada em Phnom Penh

      Os ministros da Comunicação, da Cultura e Arte e do Turismo do Camboja, além do presidente da Academia Real do Camboja discursaram presencialmente na ocasião. Já o embaixador da China no Camboja, Wang Wenbin, enviou um discurso por vídeo.

      tradução: Shi Liang

      revisão: Denise Melo

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247