Violência e crime organizado preocupam 70% dos brasileiros, mostra pesquisa Genial/Quaest
Para maioria da população, governo federal deve dividir com estados a responsabilidade pela segurança pública
247 - Pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (30) revela que sete em cada dez brasileiros enxergam a violência e o crime organizado como problemas de dimensão nacional. A pesquisa, realizada com 2.004 entrevistados entre os dias 27 e 31 de março, indica que apenas 26% consideram que a segurança pública é um tema ao âmbito regional — mesmo sendo a atuação das polícias Civil e Militar uma responsabilidade dos governos estaduais. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Os dados, segundo o jornal O Globo, indicam que há uma expectativa majoritária por parte da população de que a União atue de forma mais efetiva na área. Segundo o levantamento, 85% dos entrevistados acreditam que o enfrentamento da insegurança deve ser uma responsabilidade compartilhada entre estados e governo federal. Apenas 9% atribuem essa tarefa exclusivamente aos governos estaduais.
O levantamento também aponta uma percepção de deterioração do cenário de segurança nas cidades. Para 47% dos participantes, a violência aumentou no município onde vivem no último ano. Outros 36% avaliam que a situação permaneceu estável, enquanto 15% acreditam que houve melhora.
Quando questionados sobre a atuação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na área da segurança pública, 38% dos entrevistados avaliaram a gestão de forma negativa. Já 25% consideraram a atuação positiva, e 32% atribuíram uma nota regular. Os números são mais desfavoráveis que os obtidos pelos governos estaduais, cuja atuação foi avaliada positivamente por 36% dos entrevistados, negativamente por 28%, e como regular por 29%.
Diante do cenário, o governo federal encaminhou ao Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que tem como objetivo ampliar a presença da União na formulação e coordenação de políticas na área. A proposta prevê mudanças na distribuição de competências entre órgãos federais e estaduais, bem como a reformulação das atribuições das polícias.
A iniciativa foi formalmente apresentada ao Congresso pelo presidente Lula e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em reuniões com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: