window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil/supremo-retoma-julgamento-sobre-a-linguagem-neutra' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Supremo retoma julgamento sobre a linguagem neutra

      Relembra como são as propostas elaboradas por defensores da linguagem não-binária

      STF (Foto: CARLOS ALVES MOURA / STF)

      247 - O Supremo Tribunal Federal inicia às 11h desta sexta-feira (1º) a sessão virtual do Plenário para o período de 1º a 11 de novembro o julgamento sobre a proibição do uso de linguagem neutra, ou não-binária, nas escolas da cidade de Votorantim (SP).

      Nesta forma de comunicação, não se usa artigos "a" ou "o" para diferenciar o sexo das pessoas. Essas vogais seriam substituídas por "u" ou "e". Veja o exemplo: as palavras "elu" e "todes" ficam no lugar dos pronomes pessoais "ele" ou "ela", e também substituiriam o pronome indefinido "todos".

      A possível proibição da linguagem neutra foi questionada por representantes da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Aliança Nacional LGBTI+ e da . Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero -

      No Brasil, 3 milhões de pessoas (2% da população adulta, aproximadamente) se identificaram como transgênero ou não-binárias, de acordo com pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp).

      Os termos "transgênero" e "transexual" podem ser usados para identidades masculinas e femininas. A palavra "travesti" é utilizada apenas para pessoas trans com identidades femininas (nasceram homens, mas se identificam como mulheres). Ao usar artigos ou pronomes, o correto é "ela" ou "a travesti".

      Transgênero é quem não se identifica com o gênero que foi atribuído no momento do nascimento. Pessoas não-binárias possuem uma identidade de gênero que não se enquadra no binarismo homem-mulher.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados