Só 22% dos brasileiros têm imagem positiva de Trump
Rejeição ao presidente dos EUA é majoritária no Brasil; Tarcísio de Freitas nunca mais usou seu boné
247 – A imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é amplamente negativa entre os brasileiros. De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, apenas 22% da população declara ter uma visão positiva do republicano, enquanto 43% o veem de forma negativa. Outros 23% o classificam como "regular". Os dados foram colhidos no fim de março, antes mesmo do anúncio do novo tarifaço imposto por Trump a produtos importados de diversos países — medida que também atinge o Brasil.
A rejeição ao presidente norte-americano é mais intensa entre as mulheres (47%) do que entre os homens (38%), segundo a Quaest. Também é maior entre pessoas negras (53%), embora expressiva entre brancos (43%) e pardos (40%).
A pesquisa revela ainda que o apoio a Trump é concentrado entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), onde sua imagem positiva alcança 44% e a negativa fica em apenas 20%. Já entre os eleitores do presidente Lula (PT), a rejeição salta para 61%, com míseros 8% avaliando Trump positivamente.
Outro efeito visível da volta de Trump ao poder em 2025 é a queda da imagem dos Estados Unidos entre os brasileiros. Em 2023, quando o presidente era Joe Biden, 58% viam os EUA de forma favorável. Em 2024, esse percentual caiu para 44%.
A percepção negativa sobre Trump no Brasil contrasta com o entusiasmo demonstrado por políticos da extrema-direita brasileira logo após sua eleição. Figuras como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), chegaram a celebrar publicamente a vitória de Trump e a usar o icônico boné vermelho com os dizeres “Make America Great Again”. Desde então, no entanto, o tema sumiu de suas agendas e discursos públicos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: