Presidente do PSB afirma que não foi consultado sobre indicação de Stefanutto para presidência do INSS
Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo após ser alvo de uma operação da PF
247 - O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou nesta quarta-feira (23) que o partido não foi consultado sobre a indicação de Alessandro Stefanutto para a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Stefanutto, que é filiado ao PSB e servidor do INSS desde 2000, foi nomeado sem qualquer participação do partido no processo. Ele foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23) após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que apura a existência de um esquema nacional de cobranças indevidas sobre aposentadorias e pensões.
"Embora ele seja do PSB, foi escolhido pelo ministro Lupi sem qualquer indicação do PSB. O PSB não foi quem indicou ele, foi escolha do ministro Carlos Lupi. O PSB não foi consultado sobre essa indicação", declarou Siqueira à coluna da jornalista Camila Bomfim, do g1. A reportagem tentou contato com Carlos Lupi e com a assessoria de comunicação do PSB, mas não obteve resposta.
Alessandro Stefanutto foi afastado do cargo nesta quarta-feira após ser um dos alvos da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal. A ação de busca, que mobilizou agentes em 13 estados e no Distrito Federal, apura a existência de um esquema nacional de cobranças indevidas sobre aposentadorias e pensões por meio de convênios firmados com entidades associativas. As informações são do portal Metrópoles.
Segundo a Polícia Federal, entre os anos de 2019 e 2024, as cobranças não autorizadas somaram cerca de R$ 6,3 bilhões, atingindo milhões de beneficiários. Foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva. A operação também determinou o afastamento de seis servidores do INSS e o sequestro de bens que superam R$ 1 bilhão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: