Política tarifária dos EUA não é conveniente para nenhum lugar do mundo, diz Lula
Presidente criticou as tarifas de Trump e diz que Brasil não será forçado a escolher entre EUA e China na nova ordem global
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (22) que a política de comércio internacional adotada pelos Estados Unidos não é boa nem para os norte-americanos nem para "nenhum lugar do mundo".
Lula defendeu ainda, em declarações ao chegar ao Itamaraty para um almoço com o presidente do Chile, Gabriel Boric, a importância do multilateralismo e a necessidade de se sentar à mesa para negociar "por mais difícil que seja".
As declarações de Lula ocorrem em um cenário em que o presidente dos EUA, Donald Trump, vem impondo tarifas de importação a outros países, incluindo o Brasil e especialmente sobre a China.
Pouco antes, no Palácio do Planalto, Lula afirmou que não deseja que o Brasil seja envolvido em uma nova Guerra Fria e tenha que escolher entre os Estados Unidos ou a China.
Lula também havia dito que o Brasil tem que assumir o papel de indutor dada sua importância e seu tamanho na América Latina.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: