PF faz operação contra tráfico internacional de drogas
Polícia Federal realiza mandados de prisão e apreensão em Minas Gerais e São Paulo; investigação revela rota secreta de tráfico a partir de Viracopos
247 - A Polícia Federal deflagrou, na última sexta-feira (24/1), a Operação BH Connection, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. A operação teve como foco a utilização do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), como ponto de partida para o envio de entorpecentes à Europa, principalmente para a França. As informações são do Metrópoles.
A ação contou com a execução de três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, que foram cumpridos nas cidades de Santa Luzia (MG) e São Paulo (SP).
De acordo com informações obtidas pela Polícia Federal, a investigação teve início em dezembro de 2023, quando um ageiro foi preso em flagrante tentando embarcar em um voo com destino ao Aeroporto de Orly, na França, transportando 1,3 kg de cocaína acondicionados em 119 cápsulas. A partir dessa prisão, os investigadores analisaram os dados relacionados ao caso e descobriram que o esquema de tráfico seguia uma rota constante entre o Brasil e a Europa. A análise revelou que, ao longo de um período, pelo menos 19 viagens suspeitas haviam sido realizadas, utilizando não apenas Viracopos, mas também os aeroportos de Guarulhos (GRU) e Galeão (RJ).
Em entrevista, o delegado responsável pela operação afirmou: "A associação criminosa identificada é altamente estruturada, com membros que desempenham diferentes funções, desde o fornecimento de apoio logístico e financeiro até o treinamento para o transporte das drogas. Nosso objetivo é identificar e prender todos os envolvidos, principalmente aqueles que coordenam o esquema e aqueles que prestam e em várias frentes."
Com as prisões e apreensões realizadas, a Polícia Federal busca reunir provas suficientes para comprovar as acusações de tráfico internacional de drogas e associação criminosa. Os investigados poderão ser responsabilizados por esses crimes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: