window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Dayane Santos', 'page_url': '/brasil/parlamentares-manifestam-solidariedade-a-marcelo-rubens-paiva-apos-agressao-em-bloco-em-sp' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Parlamentares manifestam solidariedade a Marcelo Rubens Paiva após agressão em bloco em SP

      Para os parlamentares, o ataque é uma agressão à democracia e a cultura

      Marcelo, ao lado de Alessandra Negrini (Foto: Reprodução)
      Dayane Santos avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Os parlamentares expressaram indignação e solidariedade ao escritor Marcelo Rubens Paiva após uma tentativa de agressão ocorrida durante o Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, neste domingo (23), em São Paulo.

      O deputado federal e ex-ministro Paulo Pimenta (PT-RS) condenou o ato e destacou a importância de defender a cultura e a democracia.

      "Inaceitável a tentativa de agressão contra Marcelo Rubens Paiva no Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. Atacar um símbolo da cultura, da memória e da resistência democrática é um ato covarde que não pode ser normalizado. Toda minha solidariedade ao escritor, à sua família e a todos que, como ele, seguem firmes na luta por um Brasil mais justo, livre e plural. A intolerância jamais vai calar a cultura e a democracia", escreveu o deputado em suas redes sociais.

      O senador Humberto Costa (PT-PE) também criticou o episódio e reforçou a necessidade de combater o ódio e a intolerância: "A extrema direita semeia ódio e destruição por onde a. Desrespeitar e agredir uma voz como a de Marcelo Rubens Paiva é inaceitável e um ataque contra todos que lutam por democracia. Chega de intolerância! É hora de unir forças em defesa do amor, respeito e liberdade", disse o parlamentar.

      "Intolerância!", classificou o deputado Ivan Valente (PSol-SP). "Minha solidariedade a Marcelo Rubens Paiva, covardemente agredido no desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, que homenageou o filme Ainda estou aqui, sobre o assassinato de seu pai, Rubens Paiva, pela ditadura militar e a resistência de sua mãe, Eunice, brilhantemente interpretada por Fernanda Torres. Um homem atirou uma mochila na direção do escritor, que não se feriu. Um verdadeiro absurdo!", destacou.


       


      O escritor e músico Marcelo Rubens Paiva, conhecido por obras como "Feliz Ano Velho" e "Ainda Estou Aqui", cujo filme que concorre a três estatuetas no Oscar deste ano, foi alvo de agressões durante o desfile do bloco.

      Paiva, que é porta-estandarte do bloco há 16 anos, chegou ao evento utilizando uma máscara com o rosto da atriz Fernanda Torres, protagonista da adaptação cinematográfica de "Ainda Estou Aqui". Ao cumprimentar o público presente, o escritor foi surpreendido por uma lata de cerveja arremessada em sua direção.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados