Operação "Fake News" mira crimes eleitorais e contra a honra do governador de Mato Grosso
PF cumpre mandados em Cuiabá e Várzea Grande para desmantelar célula criminosa responsável pela disseminação de informações falsas nas eleições de 2022
247 - A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, uma operação para combater crimes eleitorais e contra a honra durante as eleições de 2022, envolvendo o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil). Intitulada "Fake News", a ação está sendo realizada em Cuiabá e Várzea Grande, com a execução de três mandados de busca e apreensão, conforme informado pelo jornal O Globo.
De acordo com a PF, a operação tem como alvo um "grupo de pessoas que atuava divulgando e disseminando informações falsas com o intuito de interferir no pleito eleitoral". A investigação aponta que houve a produção e disseminação de vídeos com conteúdo inverídico e calunioso durante a campanha. "Conforme apurado pela investigação, houve a produção e divulgação de vídeos com informações inverídicas e caluniosas durante a campanha", informou a Polícia Federal.
Em setembro de 2022, uma operação semelhante, denominada "Misinform", também foi realizada para investigar a divulgação de vídeos contendo notícias falsas contra o governador e seus familiares. Na ocasião, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Rondonópolis, onde foram encontrados indícios que corroboravam a existência de uma célula criminosa voltada à desinformação do eleitorado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: