window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/brasil/nem-meirelles-nem-guedes-conseguiram-produzir-um-superavit-sustentavel-das-contas-publicas-diz-haddad' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      "Nem Meirelles, nem Guedes conseguiram produzir um superávit sustentável das contas públicas", diz Haddad

      O ministro pediu mais “honestidade intelectual” ao avaliar o desempenho do governo do presidente Lula na área fiscal

      Ministro Fernando Haddad 20/12/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou na quinta-feira (30) a condução econômica das gestões anteriores e pediu mais “honestidade intelectual” ao avaliar o desempenho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na área fiscal.

      Em entrevista à RedeTV, ele comparou o déficit atual com o dos últimos anos.

      “Nós tivemos o governo Temer e o governo Bolsonaro com déficits fiscais muito superiores – mas muito superiores – ao que está sendo observado agora”, afirmou Haddad. “Havia muita retórica de cuidado com as contas públicas, mas nem o Meirelles, nem o Guedes conseguiram produzir um superávit sustentável das contas públicas.”

      Ainda na quinta-feira, o Tesouro Nacional divulgou que o governo central registrou, em 2024, um déficit primário de R$ 11,032 bilhões, correspondendo a 0,09% do PIB.

      “O déficit dos sete anos dos governos Temer e Bolsonaro são déficits que somaram 2% do PIB. Ano ado tivemos um déficit de 0,1%”, enfatizou Haddad. “Então, a uma ideia falsa de que estava se cuidando das contas públicas antes e não está se cuidando agora”.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados