Não era possível enxergar tudo o que estava acontecendo, diz Carlos Lupi sobre fraude no INSS
Declaração foi feita durante uma sessão na Câmara dos Deputados sobre os desvios de recursos
247 – O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou a deputados federais que os envolvidos no esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irão para a cadeia, “doa a quem doer”. A declaração foi feita durante uma sessão na Câmara dos Deputados sobre os desvios de recursos.
Lupi reforçou que a organização criminosa responsável pelo golpe não surgiu durante o atual governo e reconheceu que o combate à fraude demorou. “Estamos agindo”, enfatizou.
“Cada um de nós é responsável pelos seus atos, pelo seu comportamentos. Quem tiver roubado dinheiro de aposentados e pensionistas, tem que ir para a cadeia, doa a quem doer”, declarou o ministro aos deputados.
As investigações da Polícia Federal apontaram que entidades que ofereciam serviços a aposentados cadastravam beneficiários sem autorização e com s falsificadas, para descontar mensalidades de maneira indevida.
Na sessão, Lupi ainda destacou que o INSS é uma autarquia com gestão própria e que, pelo tamanho da instituição, não era possível “enxergar tudo o que estava acontecendo”.
“O INSS é uma autarquia, ela é independente, ela tem diretoria, ela tem presidência. Cada um é responsável pela sua ação dentro daquilo que é responsabilidade dele fazer. Ao ministro, que é o meu caso, compete coordenar, compete acompanhar, compete ditar política pública. Mas não é um botequim de esquina no qual você pode, normalmente, sob seus olhos, enxergar tudo o que está acontecendo”, afirmou o ministro. “Eu agi a tempo.”
O presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, foi exonerado após operação da PF que prendeu seis suspeitos e afastou servidores. Segundo Lupi, a demissão de Stefanutto foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que optou por preservar a instituição e o direito à ampla defesa dos investigados.
“Garanto que, no nosso governo, com a nossa Polícia Federal agindo, com a CGU agindo, vai para a cadeia toda essa gentalha marginal, inclusive aparecendo quem são os mentores dela”, enfatizou Lupi.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: