MP-SP apura vídeo de PMs fazendo gestos semelhantes aos de grupos supremacistas ao lado de cruz em chamas
Vídeo foi postado no Instagram oficial do 9º Baep
247 – O Ministério Público de São Paulo abriu uma investigação para apurar a conduta de policiais militares de São José do Rio Preto, após a publicação de um vídeo no qual os agentes aparecem em frente a uma cruz em chamas, com fumaça vermelha ao redor, enquanto fazem um gesto com o braço erguido na altura dos ombros — semelhante ao usado por grupos supremacistas brancos, como a Ku Klux Klan, nos EUA.
O vídeo foi postado no Instagram oficial do 9º Baep (Batalhão de Ações Especiais da PM), mas apagado depois da repercussão do caso.
Conforme relatado pela Folha de S. Paulo, a Procuradoria-Geral de Justiça afirmou que requisitou informações ao comando do batalhão, dizendo que irá apurar eventuais desvios de conduta.
"Comprovando-se eventual desvio de conduta, serão tomadas as medidas necessárias para punição dos agentes da Polícia Militar, corporação que continua contando com a confiança do MP-SP", informou o órgão.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado, por sua vez, também informou que está apurando o episódio e que a PM “repudia toda e qualquer manifestação de intolerância”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: